![]() |
Fotos: Pedro Schaitel |
O Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Videira organiza para o próximo domingo (23), um excelente concerto capitaneado pelo maestro Aimoré Jr. Segunda diretora do Núcleo de Música – Wladmar Goldbach, o evento pretende levar a música de câmara para o centro da atividade musical e mostrar ao público as sonoridades camerísticas como lugar de frescor musical, da experimentação, da ousadia. “Nossa intenção é mostrar que uma das grandes qualidades da música de câmara é a intimidade da escuta, mais concentrada, mais abstrata, que pede do ouvinte espectador uma atenção de outra ordem, a descoberta de sem-número de possibilidades de vivências musicais”.
Uma nova forma de enxergar (e ouvir) o que é musica de câmara explica a escolha do acordeão de Gabriele Barocello, que os videirenses poderão ouvir no concerto deste domingo (23). A Camerata Videira é formada por jovens de todas as classes sociais, os quais com espírito de solidariedade vão alcançando seus objetivos numa positiva cumplicidade entre alunos, professores e maestros. “Assim, hoje, eles fazem sucesso nos mais prestigiosos festivais, como foi no último dia 15 de novembro, quando participaram do Encontro Brasileiro de Orquestras, e foram ovacionados pelo público presente”, diz Wladmar destacando que na oportunidade, pelo consenso dos maestros, Aimoré Jr, de Videira, foi escolhido para reger a música final, com o conjunto das orquestras somando mais de 300 músicos.
A diretora do Núcleo de Música aponta que para a Administração Municipal, a Secretaria de Turismo e Cultura, a Associação Suíça e a Associação Videira Música Viva, que organizam essas apresentações, vale muito a pena oportunizar momentos como este para a juventude. “Esperamos que os maiores beneficiados com o evento sejam os jovens ouvintes e os músicos em formação”.
Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira