O serviço Registro com Protesto, lançado pela CDL Videira, no primeiro semestre deste ano continua surpreendendo e demonstrando excelentes resultados para os lojistas associados à Câmara de Dirigentes Lojistas. Oferecido exclusivamente pela CDL e o SPC, a iniciativa atua para evitar a inadimplência e principalmente para recuperar valores referentes a dívidas de consumidores. José Balestrin que atua no Departamento de Cobranças da AMG Veículos diz estar impressionado com a eficiência do serviço. Segundo ele, em poucos meses a empresa enviou 45 registros ao cartório e já recebeu 40% dos casos de inadimplência. "Tínhamos casos de dívidas desde 2008, 2009, 2010, além de alguns mais recentes. Estamos super satisfeitos, pois o serviço é fácil e prático, já que fazemos tudo via internet, e, isso sem contar na economia dos gastos com cartório e a recuperação de valores que muitas vezes já dávamos como perdidos", diz Balestrin.
O lojista Luiz Carlos Parisoto das Lojas Bortolli também comemora os resultados conquistados depois que a empresa aderiu ao serviço Registro com Protesto. Ele conta que em apenas 10 dias após realizar os primeiros registros, pelo menos 15% dos casos foram solucionados. "Não temos dúvida que chegaremos ao mínimo de 50% da recuperação de contas, que já tentávamos cobrar há mais de dois ou três anos. Sem dúvida, é uma excelente ferramenta para os empresários, porque ao ter o nome registrado no cartório, a pessoa inadimplente fica com pendências e uma série de limitações por tempo indeterminado e não apenas por 5 anos, como acontece em outros casos, por isso a chance de recebermos aumenta consideravelmente", conta.
Segundo os dois empresários, para que o serviço funcione com mais eficiência e agilidade, é de extrema importância que os lojistas mantenham o cadastro dos clientes atualizados, desta forma, o cartório encontrará os inadimplentes mais rápido para a entrega do aviso de protesto e dos boletos. "O que percebemos é que os serviços oferecidos pela CDL nos dão muita segurança para atuar. Se fizermos as consultas, seguirmos as condutas sugeridas e não abrirmos exceções, evitaremos que maus pagadores continuem tendo acesso às compras e contribuam para o aumento da inadimplência", complementou Balestrin.
Lojistas não tem custos com cartórios
O presidente da CDL Videira, Evandro Colle diz que a implantação do serviço Registro com Protesto somente foi possível devido a uma parceria inédita entre a Federação das CDLs (FCDL/SC) e o IEPTB - Instituto de Estudos e Protestos de Títulos do Brasil. "Esta parceria, aliada ao fato do SPC de Santa Catarina ser um dos mais modernos do país resultaram na assinatura de um convênio entre as duas entidades que permite aos associados de CDLs enviar automaticamente ao cartório, qualquer título que hoje é registrado no banco de dados de inadimplentes do SPC".
Outra grande vantagem que o convênio oferece aos associados é a isenção de custas cartoriais para o protesto, valor este que é cobrado do devedor na quitação do débito. Antes, para que uma empresa ou pessoa física protestasse um título em cartório, além de certa burocracia com a documentação, a principal dificuldade para os empresários era justamente o custo das taxas cartorárias, que podiam variar entre R$ 70,00 e R$ 120,00, dependendo do valor protestado e do cartório. No caso do Registro com Protesto do SPC/SC, o associado fica isento destas taxas e ainda tem à sua disposição as informações de cartórios em determinadas opções de consultas no sistema do SPC.
Colle destaca que é passível de protesto, através dessa parceria, todo título de crédito de valor até R$ 15.600,00. "Um dos grandes desafios que temos hoje é a entrega da carta aviso do SPC em localidades do interior, no caso dos registros que forem enviados ao cartório, sabemos que o cartório realiza diligência e entrega em mãos a notificação de protesto, mesmo que seja no interior dos municípios, o que deve aumentar consideravelmente o índice de recuperação destes títulos a partir de agora",.
Fonte: Assessoria de Imprensa
O lojista Luiz Carlos Parisoto das Lojas Bortolli também comemora os resultados conquistados depois que a empresa aderiu ao serviço Registro com Protesto. Ele conta que em apenas 10 dias após realizar os primeiros registros, pelo menos 15% dos casos foram solucionados. "Não temos dúvida que chegaremos ao mínimo de 50% da recuperação de contas, que já tentávamos cobrar há mais de dois ou três anos. Sem dúvida, é uma excelente ferramenta para os empresários, porque ao ter o nome registrado no cartório, a pessoa inadimplente fica com pendências e uma série de limitações por tempo indeterminado e não apenas por 5 anos, como acontece em outros casos, por isso a chance de recebermos aumenta consideravelmente", conta.
Segundo os dois empresários, para que o serviço funcione com mais eficiência e agilidade, é de extrema importância que os lojistas mantenham o cadastro dos clientes atualizados, desta forma, o cartório encontrará os inadimplentes mais rápido para a entrega do aviso de protesto e dos boletos. "O que percebemos é que os serviços oferecidos pela CDL nos dão muita segurança para atuar. Se fizermos as consultas, seguirmos as condutas sugeridas e não abrirmos exceções, evitaremos que maus pagadores continuem tendo acesso às compras e contribuam para o aumento da inadimplência", complementou Balestrin.
Lojistas não tem custos com cartórios
O presidente da CDL Videira, Evandro Colle diz que a implantação do serviço Registro com Protesto somente foi possível devido a uma parceria inédita entre a Federação das CDLs (FCDL/SC) e o IEPTB - Instituto de Estudos e Protestos de Títulos do Brasil. "Esta parceria, aliada ao fato do SPC de Santa Catarina ser um dos mais modernos do país resultaram na assinatura de um convênio entre as duas entidades que permite aos associados de CDLs enviar automaticamente ao cartório, qualquer título que hoje é registrado no banco de dados de inadimplentes do SPC".
Outra grande vantagem que o convênio oferece aos associados é a isenção de custas cartoriais para o protesto, valor este que é cobrado do devedor na quitação do débito. Antes, para que uma empresa ou pessoa física protestasse um título em cartório, além de certa burocracia com a documentação, a principal dificuldade para os empresários era justamente o custo das taxas cartorárias, que podiam variar entre R$ 70,00 e R$ 120,00, dependendo do valor protestado e do cartório. No caso do Registro com Protesto do SPC/SC, o associado fica isento destas taxas e ainda tem à sua disposição as informações de cartórios em determinadas opções de consultas no sistema do SPC.
Colle destaca que é passível de protesto, através dessa parceria, todo título de crédito de valor até R$ 15.600,00. "Um dos grandes desafios que temos hoje é a entrega da carta aviso do SPC em localidades do interior, no caso dos registros que forem enviados ao cartório, sabemos que o cartório realiza diligência e entrega em mãos a notificação de protesto, mesmo que seja no interior dos municípios, o que deve aumentar consideravelmente o índice de recuperação destes títulos a partir de agora",.
Fonte: Assessoria de Imprensa