Notícias do Novo Tílias News

Alírio Caldart é homenageado pela Câmara de Vereadores de Joaçaba

Alírio Caldart é homenageado pela Câmara de Vereadores de Joaçaba
Perguntado se pensa em parar de trabalhar, ele responde: Não. Isso ainda não pensei. A afirmação é de seu Alírio Caldart, 86 anos, e foi feita na noite de terça-feira, dia 04, na Câmara de Vereadores de Joaçaba quando recebeu uma Moção Honrosa do Poder Legislativo. Seu Caldart foi o primeiro a ser homenageado na nova sede do Poder Legislativo e recebeu a honraria por já ter completado 70 anos ininterruptos de trabalho junto à empresa Francisco Lindner S.A Indústria e Comércio. A proposição da homenagem é do presidente da Câmara, Francisco Moreira Lopes e aprovada por unanimidade pelos vereadores. “Nosso país precisa de exemplos como o de seu Alírio. É uma honra para o Poder Legislativo poder homenagear uma pessoa tão digna, dedicada e comprometida”, disse Chico Lopes.

O joaçabense Alírio Caldart foi destaque recente na imprensa por ser o contribuinte mais antigo do INSS ainda em atividade. Acompanhado da esposa Inês, filhos e neto, ele disse estar emocionado com a honraria recebida e também parabenizou os vereadores pela conquista da sede própria.

O vice-presidente Vilmar Zílio enalteceu as qualidades de Caldart que foram também repassadas aos filhos. “Aos 86 anos o senhor está firme em seu propósito”, disse Luiz Vastres. Ademir Righi disse que o homenageado é uma pessoa muito honrada e merecedora do destaque recebido. Jucelino Ferraz disse que é um prazer estar como vereador neste momento para homenagear uma pessoa como seu Alírio.

Almir Pastori destacou o bom exemplo do homenageado no trabalho, na família e na comunidade. Éber Bundchen mencionou o destaque nacional recebido por Alírio pelo tempo de contribuição junto ao INSS. “Devemos fazer bem aquilo que nos propomos. O senhor é um exemplo disso”, disse a vereadora Divair. O vereador Elói Hoffelder estava em viagem e por isso não participou da sessão.        

Trajetória: Alírio Caldart nasceu em Joaçaba em agosto de 1928. Começou a trabalhar ainda muito jovem para colaborar com as despesas da casa. Foi engraxate, entregador de pães e leite, trabalhou em fábrica de balas e refrigerantes e vendeu picolé nas margens do trilho do trem, em Herval D’ Oeste. Seu gosto pela arte o levou a ser também carregador de cartazes do Cine Progresso e Imperial. Função que exercia em troca de poder assistir aos filmes.

Aos 16 anos ele mesmo foi pedir emprego ao seu Francisco Lindner, sendo logo admitido na empresa Francisco Lindner S.A Indústria e Comercio, incialmente como aprendiz de fundição. Devido a sua dedicação e comprometimento, logo passou ser fundidor /modelador. Sempre buscou se aperfeiçoar e conquistou a admiração de patrões e colegas. Atualmente ocupa a função de Técnico de Segurança do Trabalho. “Agradeço a família Pichler e Lindner pela oportunidade e também parabenizo os gestores por terem feito a empresa prosperar. Desta forma, consegui estar lá até hoje”, disse Alírio Caldart.    

Ao mesmo tempo que construía sua trajetória de sucesso na empresa, Alírio também constituía uma família. Casou com Inez Traiano e tiveram quatro filhos, Gilson, Raquel, Alírio e Marta. Genros, noras, 14 netos e 4 bisnetos formam a família Caldart.


Fonte: Adriana Panizzi