Notícias do Novo Tílias News

Videira sedia oficinas do Programa de Capacitação museológica do Sistema Estadual de Museus

Começou nesta terça-feira (14) e segue até a sexta-feira (17), em Videira, as oficinas Ação Educativa e Acessibilidade em Museus e Comunicação Museólogica, que fazem parte do Programa de Capacitação museológica do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina - SEM/SC. Os encontros acontecem na Câmara de Vereadores e estão reunindo profissionais de museus da região Meio-Oeste e estudantes de diversas áreas como pedagogia, arquitetura, design, artes visuais e história. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira, por meio do Museu do Vinho Mário de Pellegrin em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura através do SEM/SC.

As capacitações acontecem em sete regiões do Estado e tem a intenção de suprir a necessidade de profissionais habilitados para exercer funções diversas dentro dos espaços de memória e pela rotatividade de funcionários que ainda ocorrem em grande parte dos museus. Segundo Caroline Martello, coordenadora do Museu do Vinho de Videira, o programa está dividido em sete módulos (oficinas de 16 horas/aula), que deverão ocorrer de 2011 a 2014, de forma progressiva, possibilitando a formação específica e continuada para os profissionais atuantes em museus. Todos os módulos serão oferecidos nas sete regiões do Estado de Santa Catarina, propiciando a democratização do acesso ao conhecimento técnico em favor do desenvolvimento do campo museal. Ao final da realização do programa, espera-se que os profissionais dos museus participantes possam ter maior compreensão da evolução e do panorama atual dos museus brasileiros, das normas técnicas e legislações vigentes e da necessidade em atender ao Estatuto dos Museus (Lei-Federal 11.904/2009)

As oficinas:

Dias: 14 e 15 de outubro

Comunicação Museológica - conceitos de museu, museografia; expografia e comunicação. Diferentes formas de comunicação/divulgação do museu (interna e externa). Tipologias de exposição. Adaptação de espaços em prédios tombados e projetos de novos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Exposição e conservação. Discurso expográfico. As exposições e seus diferentes públicos. Processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação da exposição. 

Ministrante: Thainá Castro Costa F. Lopes - formada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre em Memória Social pela mesma instituição. Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como museóloga em projetos de conservação, catalogação e pesquisa de acervo. Atualmente é docente do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Dias: 16 e 17 de outubro
Ação Educativa e Acessibilidade em Museus - conceitos e relação entre museu e educação. Educação e cidadania: o compromisso social do museu. Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Planejamento e implantação de programas educativo-culturais em museus. Exemplos e práticas de projetos educativos que envolvam museu, escola, professores e comunidade. Conceito de acessibilidade universal. Diferentes formas e práticas de acessibilidade em museus.

Ministrante: Elaine Cristina Machado - possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille), mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em Historia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente é doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e educadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, unidade da Fundação Cultural de Joinville.

Fonte: Assessoria de Imprensa