Notícias do Novo Tílias News

Tempestade de granizo atinge Lages

Município decretou calamidade pública

A Defesa Civil de Lages, na Serra catarinense, informou na noite desta segunda-feira (13) que cerca de 80 mil pessoas foram afetadas pela chuva de granizo que caiu no município nesta tarde. Segundo o órgão, carros foram danificados e casas ficaram destelhadas. A prefeitura decretou situação de calamidade pública. As aulas na rede municipal foram suspensas nesta terça (14) e um pronto-atendimento de saúde precisou ser desativado. Pessoas afetadas aguardavam na noite desta segunda (13) para fazer o cadastro com a Defesa Civil.

   Ainda conforme a Defesa Civil, mais de cinco mil pessoas foram cadastradas pelo órgão municipal e vão receber lonas, telhas, colchões e cestas básicas. Como escolas foram atingidas pelas pedras de gelo, famílias foram encaminhadas para associações de bairros e ginásios. Os números oficiais devem ser divulgados na manhã desta terça (14). A chuva começou por volta das 15h30 desta segunda (13) e durou cerca de 20 minutos. A Defesa Civil relatou que somente oito bairros de Lages não foram atingidos. Segundo levantamento da Secretaria de Educação, houve estragos em torno de 30 escolas.

Carros danificados
"Telhas e vidros quebraram. Carros ficaram com a lataria amassada. Lanternas, faróis e para-brisas quebraram. As pedras de gelo eram muito espessas e a velocidade com que caíram também ajudou a provocar prejuízos assustadores. Era um gelo maciço, do tamanho de ovos", contou o vice-secretário da Defesa Civil municipal, Mushue Hampel. Quando a chuva começou, agentes municipais da Diretoria de Trânsito (Diretran) monitoraram pontos críticos do tráfego nas principais vias da cidade porque os semáforos pararam de funcionar. Acidentes foram registrados, mas nenhum com gravidade.





Fotos: Lucas Neves/RBS


Fonte G1/SC