Notícias do Novo Tílias News

Professora dá o exemplo e doa fios de cabelo para confecção de perucas para crianças com câncer

Um lacinho amarelo-ouro preso ao peito é a indicação de que a professora da Unoesc Rôse Maria Macowski tem uma causa. Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (CIPA), ela idealizou uma campanha. “Fios do Bem” incentiva a doação de fios de cabelo que serão utilizados para confeccionar perucas para crianças com câncer. Até ontem, ela exibia um longo cabelo loiro. Hoje, pelos menos 30 centímetros dos fios estão cuidadosamente guardados para serem entregues à causa.

— É preciso um pouco de coragem, obviamente, e também desprendimento. Não tem que ficar pensando ‘ai, meu cabelo’. É o que eu digo: cabelo cresce — incentiva Rôse, já com cabelos mais curtos.

A atitude solidária da professora poderá servir de exemplo para que outras mulheres façam o mesmo.  Segundo a idealizadora, a campanha Fios do Bem não é uma ideia original. Ações voluntários como a desenvolvida na Unoesc fazem parte de um movimento que começou ainda no ano passado na internet e a cada dia tem ganhado mais força em todo o mundo.

As redes sociais têm sido aliadas nesse tipo de ação. É por meio delas que as voluntárias divulgam as doações e acabam estimulando outras a colaborar. Com a campanha #FiosdoBem não seria diferente. Para indicar interesse, use a hashtag ou acesse a página da Cipa Unoesc Joaçaba no Facebook para receber orientações e também encaminhamento aos salões de beleza parceiros, que fazem o corte gratuitamente.

Não importa se o cabelo é liso ou crespo. Para ser uma doadora, basta que o cabelo tenha no mínimo 15 centímetros para corte. Pode ter química, mas não pode ser descolorido. Os cabeleireiros conveniados receberam instruções em relação ao corte e também maneiras de acondicionar corretamente os fios para confecção de perucas.

Outubro Rosa

O laço amarelo-ouro da campanha Fios do Bem se une à marca do Outubro Rosa, sendo uma das ações incentivadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba para este mês de mobilização e prevenção.

— Na luta contra a doença, a perda do cabelo afeta o psicológico, que é fator importante no processo de cura. Por isso, muitas vezes o uso de uma peruca pode fazer a diferença. Os pacientes, adultos ou crianças, recuperam a autoestima e se sentem mais confiantes para enfrentar o tratamento — afirma a professora Rôse.

No final do mês, as doações serão enviadas ao banco de perucas do Hospital Infantil Juana de Gusmão, de Florianópolis, e do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS). Outra parte ficará em Joaçaba para ajudar a desenvolver o projeto da Rede Feminina de Combate ao Câncer de montar o primeiro banco de perucas da região.

A campanha Fios do Bem tem apoio do Departamento de Desenvolvimento Humano da Unoesc, 10ª fase do curso de Ciências Biológicas e do Centro Acadêmico de Odontologia.

Texto: Herton Farias