Notícias do Novo Tílias News

Bombeiros salvam recém-nascida em Capinzal

Mãe diz que chá pode ter sido a causa do engasgamento

Por volta das 14h30 desta quinta-feira (30), integrantes do Corpo de Bombeiros do município de Capinzal localizado na rua João Tonini, foram pegos de surpresa com uma ocorrência. Um casal chegou no local trazendo ao colo um bebê de três dias de vida que apresentava uma obstrução das vias aéreas, ou seja, estava engasgado. Graças a atuação rápida dos bombeiros o recém-nascido acabou sendo salvo.

Segundo informações repassadas pelo bombeiro André Berzagui, “a mãe carregava a filha que já estava cianótica, ou seja, com parte do corpo roxa devido ao engasgamento. Diante do quadro apresentado, pois o bebê não reagia, fizemos o procedimento padrão e colocamos ela de barriga para baixo e demos alguns tapinhas nas costas”, disse o bombeiro.

Depois de alguns minutos a criança mesmo sem expelir o corpo estranho, começou a chorar. “Este foi o sinal que precisávamos ter, ou seja, ouvir o choro dela para termos a confirmação de que não estava mais engasgada”, relatou Berzagui. A recém-nascida foi conduzida pela ambulância dos bombeiros ao Hospital Nossa Senhora das Dores em Capinzal.

Aos bombeiros e o médico que atendeu a menina, a mãe disse que havia dado chá para a filha. O médico acredita que a quantidade do líquido dado pela mãe foi excessiva. Ele supõe que a criança tivesse um refluxo que causou o sufocamento. O casal mora no Loteamento Parizotto na cidade de Capinzal

Por Julnei Bruno

Fonte: Rádio Catarinense