Notícias do Novo Tílias News

Áreas urbanas de Joaçaba, Herval e Luzerna podem invadir o interior

Áreas que atualmente pertencem a zona rural dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, poderão passar a fazer parte do perímetro urbano. Essa é a nova proposta dos planos diretores dos municípios.

Em Luzerna, uma Lei sancionada pelo prefeito Moisés Diersmann no mês de fevereiro, possibilitou um aumento de mais de 400% no perímetro urbano do município, que passou de 4 milhões de m² para cerca de 15,9 milhões de m².

O que cada área poderá receber será decidido através de audiências públicas. No primeiro encontro realizado dia 1º de setembro, seguimentos da população puderam apresentar suas propostas e as demandas de cada setor. O novo Plano Diretor está sendo elaborado pela empresa Espaço Urbano com base nas propostas sugeridas pela população. Também serão realizadas audiências com representantes da área rural.

Após a realização das audiências, a proposta do prefeito é adequar os dados levantados e posteriormente apresentá-los na Câmara Municipal para apreciação dos Vereadores. A proposta deve ser encaminhada para a Câmara entre março e maio de 2015, já que o prazo para que o projeto fique pronto vai de seis a oito meses.

Luzerna 

Caberá ao Plano Diretor, além de promover a alteração no zoneamento das áreas urbanas existentes, atualizar a planta de valores dos imóveis do município. A intenção é promover o crescimento no sentido do bairro Vila Kenedy e o município de Água Doce.

Segundo informou o prefeito, as mudanças são necessárias já que o município está envelhecendo na medida que os jovens que se formam são obrigados a irem para outras cidades na busca por emprego. Ele ressalta que a atração de empresas irá proporcionar que os jovens tanto do Instituto Federal Catarinense (IFC) como no Senai, permaneçam e invistam seus conhecimentos em Luzerna.

Joaçaba

A proposta da prefeitura de Joaçaba, é promover as alterações do Plano Diretor, para que o município cresça no sentido dos bairros Vila Cordazzo e São Braz, até o Jardim das Hortências, região do Aeroporto Municipal Santa Terezinha. A intenção é atrair novos moradores para a região.

Até o ano de 2013, por ser considerada Zona Agropecuária, essa região não podia ser loteada. A alteração do Plano Diretor, permite transformá-la em área residencial e o terreno dividido em lotes a partir de 360 metros quadrados.

Sem a alteração, para vender um terreno no local, teria que ser a partir de 10 mil m², o que impedia a realização de loteamento.

Herval d’Oeste 

Em Herval d’Oeste, além de permitir a construção de imóveis de até quatro pavimentos nos bairros, a mudança no Plano Diretor vai transformar em áreas urbanas as regiões localizadas em Serra Alta e Barra Verde. O objetivo é disponibilizar novos terrenos para empresas e loteamentos. O projeto, apresentado pelo presidente da Câmara, Everton Parisenti, foi aprovado pelo Legislativo no dia 15 de agosto.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc