Notícias do Novo Tílias News

Água Doce: Gestor da Petrobrás estará na região nesta quinta-feira acompanhando projetos patrocinados pelo órgão

Os dirigentes da CCA\SC, coordenador do projeto e o gestor da Petrobrás realizam visitas na região nesta semana. Nesta quarta-feira eles estarão em Chapecó, logo mais, às 13 horas, na sede da Cooperativa central da reforma agrária.

Amanhã, quinta-feira, a visita será na sede da Coopermoc, em Água Doce, às 9 horas. Na oportunidade estarão reunidos os dirigentes e técnicos envolvidos no projeto.

À  tarde está prevista visita a campo com beneficiários do projeto, bem como para conhecer a agroindústria.

Objetivo das visitas é acompanhar o andamento do projeto.

O projeto Frutos da Terra da Cooperativa Central de Reforma Agraria de Santa Cantarina, por meio do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, está sendo executado nos municípios de Água Doce, Catanduvas e Vargem Bonita.

Conforme o coordenador do projeto Juliano Gomes, entre as ações desenvolvidas destaca-se a implantação de 20 pomares de ameixa, figo e amora, aquisição de equipamentos e aquisição de insumos.

Conforme Gomes foi prestada assistência técnica para 60 produtores envolvidos no projeto. Também foi realizado um estudo de mercado na região, além de ações de divulgação em seminários e reuniões realizadas na região.

Também foram iniciadas as obras de ampliação da agroindústria da Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização do Meio-Oeste Contestado, a Coopermoc, no assentamento Santa Rita, em Catanduvas.

Juliano Gomes explica que a execução do projeto teve início em agosto de 2013 e que os pomares já estão todos implantados. 

De acordo com Gomes, o projeto disponibiliza três profissionais, um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola e um coordenador do projeto que dão suporte técnico aos produtores, além de propiciar estudo de mercado desenvolvido em conjunto com a Unoesc.  

Ainda segundo o coordenador do projeto, a iniciativa da Cooperativa Central conta com apoio e parceria das prefeituras de Água Doce, Catanduvas, Vargem Bonita, assim como a Epagri local e regional, INCRA, Coopermoc, ATER, Cooptrasc e a Unoesc de Joaçaba.

O projeto está previsto para ser desenvolvido no período de dois anos com um desembolso de cerca de R$ 1.200.000,00 com recursos patrocinados pela Petrobras, através do programa Petrobrás sócio ambiental.

Fonte: Rádio Tropical FM