Notícias do Novo Tílias News

Tamanduá é encontrado no bairro São Francisco de Videira

Animal foi solto pelos moradores em 
uma mata que fica próximo ao local

No último sábado (20) à noite, alguns moradores de área próxima ao bairro Vinhedo com o São Francisco em Videira, receberam uma importante visita. Trata-se de tamanduá-mirim com cerca de 90 centímetros, que conseguiu chamar a atenção de todas as pessoas que passavam pela rua. 
De acordo com postagem feita no Facebook por Flavio Bentak, o animal ficou em frente ao portão da casa. Diversas pessoas tiraram fotos do animal que se mostrou dócil. Os moradores tentaram contato com a Polícia Ambiental, não entanto não conseguiram. Preocupados com o bem estar do tamanduá-mirim, o colocaram em uma caixa de transporte de cães e o levaram até uma mata que fica próxima. A intenção foi a de evitar que o animal fosse atropelado pelos carros que no local passavam.


De acordo com a postagem feita por Flavio Bentak, essa não é a primeira vez que um animal silvestre é visto no local. Segundo ele, já foram vistos animais como lebre e porco-espinho.

Sobre o tamanduá:

O tamanduá-mirim (nome científico:Tamandua tetradactyla), também chamado tamanduá-colete, jaleco, melete ou mixila , é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É uma das quatro espécie de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa. São reconhecidas quatro subespécies. É um animal arborícola e pode ter até 105 cm de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons. Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores, contrastando com o tamanduá-bandeira, que é nodopedálico.


Pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas, preferindo forragear nesses ambientes. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados. Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionamento podem ser deixados em "ninhos".

Fonte: Rádio Vitória AM