Notícias do Novo Tílias News

Joaçabense é ouro no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu

Karolyny Carsoni de 20 anos, se prepara agora para o campeonato Sul Americano da categoria que acontece em São Paulo, no mês de novembro.

Em pouco mais de uma semana, a atleta joaçabense Karolyny Carsoni que é natural de Joaçaba mas integra a equipe Elite Jiu-Jitsu de Chapecó, participou de duas competições e medalhou nas duas. A última foi neste dia 21 de setembro, em Chapecó, o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu. Foi o primeiro campeonato estadual da modalidade que Karolyny participou. E já conquistou a primeira medalha de ouro de sua carreira, na categoria Peso Pena. As lutas aconteceram no Ginásio do Colégio Marista.

O Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, foi promovido pela Federação de Jiu Jitsu Olímpico de Santa Catarina, e contou com a participação de 15 equipes do estado e mais de 250 atletas.

“Fico feliz em dizer que muitos de nossos atletas incluindo a mim, somos hoje os melhores do estado cada qual em sua categoria, fico mais feliz ainda em contar que dentre todas as 15 equipes participantes do campeonato a Academia Elite Jiu Jitsu, ficou em primeiro lugar, sendo hoje a melhor equipe do estado”, comemora Karolyny.

O evento também contou com a presença do multicampeão de jiu-jitsu e MMA, o lutador Celsinho Venícius, que se mostrou admirado com o trabalho no estado.

Karolyny Carsoni havia participado do Floripa International Open IBJJF Championship, no dia 13 de setembro e conquistou a medalha de bronze. “Voltei para casa animada, com sede de treinar muito mais, corrigir meus erros, para me preparar para a disputa do Sul Americano, daqui dois meses. Tracei como meta medalhar nestas duas competições, e consegui”.

Considerada uma promessa, a jovem Karolyny Carsoni tem apenas 20 anos, e há cerca de oito meses vem se dedicando ao Jiu Jitsu. Uma modalidade dominada quase que só por homens, foi a escolhida pela joaçabense para ser a mudança de sua vida e a realização de um sonho. “Ser campeã mundial”.

Para isso a atleta que treina seis horas por dia, quer chegar no mundial da categoria. Karolyny já tem seu sonho traçado em um cronograma de seis meses. Neste ano ela listou três competições que quer participar: Floripa Open, que acontece em Florianópolis no dia 13 de setembro, o Sul Americano em São Paulo, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ) nos dias 20 e 30 de novembro e Wold NAGA Jiu Jitsu Championship, que acontece no Texas em 11 e 12 de dezembro. “Para o Floripa Open, estou tirando do meu bolso os investimentos, já para as outras competições não conseguirei. Temos uma estimativa de gastar no Texas R$ 5 mil entre passagem, visto, hotel, alimentação, etc. Por isso estou em busca de patrocínio”.

Para 2015 são sete eventos eles o Europeu em janeiro, Pan Americano em março, Mundial em abril e Brasileiro em maio.


Além da rotina puxada a atleta ainda mantem um vlog, um diário em vídeo no YouTube onde fala de seus treinamentos. “Cada semana posto um vídeo e a intenção é fazer isso até chegar ao mundial. Para que as pessoas conheçam o dia a dia de um atleta, a preparação, as privações e sofrimentos de chegar até a elite’. Em duas semanas de criação do canal: “Rumo ao mundial”, com centenas de visualizações.




Fonte: Paula Patussi