Notícias do Novo Tílias News

Instituto Geral de Perícias de Joaçaba amplia horário de atendimento

A mudança e a inclusão de cinco novos servidores 
após concurso público, deve adiantar os processos 
que aguardam perícias.

O Instituto Geral de Perícias de Joaçaba (IGP) está atendendo deste o início deste mês de setembro em novo horário atendendo a Lei Complementar nº 610, de 20 de dezembro de 2013 que altera o sistema remuneratório do quadro de funcionários do Instituto e ainda carga horária.

O funcionamento da perícia criminal acontece agora das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, no horário presencial e 24h no regime de sobreaviso. O setor de identificação, responsável pela confecção da Carteira de Identidade funciona das 13 às 18h.

A partir de outubro o Instituto Médico Legal (IML) também terá horário ampliado, das 8h às 12h e das 14h às 18h de atendimento à população no horário presencial para exames de lesões corporais e corpo de delito e 24h no regime de sobreaviso. A alteração, cumpre o subsídio aos médicos do Instituto Geral de Perícias, evitando o pagamento ou acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, sobreaviso, plantão, prêmio ou outra espécie remuneratória.

Os trabalhos de necropsia, pericias 
criminais e de flagrante funcionam 24h.

Conforme o perito criminal e coordenador regional do IGP de Joaçaba, Leandro Paniago Moreira a ampliação e alteração dos horários do IGP também está prevista na lei complementar. “A ampliação do serviço é benéfica para a população, que terá opção na busca dos serviços. E ampliaremos assim nosso atendimento, e com a chegada de cinco novos auxiliares criminalísticos para o Instituto Geral de Perícias de Joaçaba, após a realização do concurso no dia 14, esperamos adiantar os processos que aguardam perícias”, destaca.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) tem como uma de suas finalidades a elucidação de casos criminais com a coleta e análise de dados periciais que possam colaborar com investigação e que sirvam de suporte para a decisão do judiciário.

O Coordenador do IGP explica que o núcleo do IGP de Joaçaba já possui perícias atrasadas na mesorregional, por conta da demanda, da falta do Instituto de Analises Forense (IAF) e até falta de funcionários. Desde 2007, estão acumulados 823 casos aguardando perícia técnica. Só do início de 2014 até agora, ou seja cinco meses, já são 235 perícias atrasadas.

Concurso Público

O Governo do Estado autorizou no mês de julho a realização de concurso público visando a contratação de auxiliares criminalísticos e de laboratório para o Instituto Geral de Perícias (IGP). Serão oferecidas 150 vagas, sendo 147 de auxiliares criminalísticos e 3 de auxiliares de laboratório. Os cargos de auxiliares criminalísticos serão divididos entre os Institutos de Criminalística (IC), com 16 vagas, e de Identificação (II), com 131 vagas. A prova acontece no próximo dia 14.

Conforme Moreira, os candidatos só devem assumir suas vagas em 2015. Os aprovados passarão três meses pela Acadepol, que é a Academia da Polícia Civil, responsável pelo treinamento. Joaçaba não possui hoje nenhum dos auxiliares, possuímos estagiários, e por isso, os aprovados suprirão a demanda de expediente, documentos, edição e encaminhamento aos órgãos”.

O IGP de Joaçaba faz hoje ainda a subordinação administrativa, das regionais de Caçador, Videira e Campos Novos. Atende 20 cidades, são os 13 municípios de abrangência da Associação do Meio Oeste Catarinense (AMMOC) e mais sete que se anexam. O Instituto conta hoje com 7 funcionários.

Serviço:

Endereço: Rua: Salgado Filho, 435 – Centro. 

Horários de atendimento:

 - O horário de funcionamento do IGP de Joaçaba é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

- O setor de identificação, responsável pela confecção da Carteira de Identidade funciona das 13 às 18h.

 - A partir de outubro o Instituto Médico Legal (IML) também terá horário ampliado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


 -  Necropsia, perícias criminalísticas e flagrante de Lesão Corporal, funcionam 24h.

Fonte:  Diário do Vale