Notícias do Novo Tílias News

Dois buracos abertos no recém pavimentado trecho do Acesso Adolfo Zigelli

Dois buracos abertos na recém pavimentada primeira parte do Acesso Adolfo Zigelli chamaram a atenção de leitores do Portal Éder Luiz. As fotos mostram os pontos em que a situação foi verificada nesta terça-feira, 16. O estranho é que recentemente uma notícia divulgada aqui mesmo no portal tratava sobre uma reunião entre a empresa responsável pela obra, a Viga, a administração municipal e o Serviço Intermunicipal de Obras e Esgoto (Simae) para tratar justamente sobre o planejamento para que após a colocação do novo pavimento não fossem abertos buracos. Mas o que se viu hoje foi exatamente o contrário.
Entramos em contato com a diretora do Simae, Elizabeth Sartori, para confirmar se foi o órgão o responsável pela abertura dos buracos. A diretora confirmou que realmente houve a necessidade de abertura devido ao entupimento de dois pontos da rede de esgoto que foi feita antes da pavimentação. Segundo Elizabeth, o rompimento foi comprovado através de filmagens feitas dentro da rede durante uma inspeção de entrega da obra. “Essa inspeção é necessária para que nós possamos ter a certeza que a empresa contratada pelo Simae para fazer a rede entregou ela conforme o contrato. Constatamos estes dois pontos de entupimento e por isso solicitamos a empresa que fizesse o reparo, senão não podemos fazer o pagamento pelo serviço prestado”. A diretora disse ainda que o entupimento foi causado durante o trabalho de pavimentação. “Apuramos que a empresa ao fazer o trabalho de pavimentação quebrou a rede nestes dois pontos. Agora nós realizamos o conserto e cabe então a Viga refazer o pavimento”.

A empresa Viga, responsável por toda a obra de revitalização do acesso, também foi ouvida pelo Portal Éder Luiz. Segundo informou, a pavimentação é superficial e não teria causado o problema de entupimento da rede. A Viga alega que se passaram dois meses desde o encerramento da terraplenagem até o começo do trabalho de colocação do asfalto e que a inspeção só foi feita pelo Simae após a pavimentação. Se feita antes evitaria que fosse necessária a abertura de buracos. Ainda segundo a empresa, todos os cronogramas da obra estão sendo cumpridos em tempo mais ágil que o determinado no contrato, mas que este tipo de problema gera atrasos, já que o pavimento nos dois locais terá que ser refeito dentro da qualidade de todo o trajeto.

A prefeitura de Joaçaba também se manifestou e informou que o asfalto colocado nesta parte da obra ainda não é o definitivo, somente uma primeira camada e que a pavimentação será bastante reforçada para receber o tráfego intenso que o acesso recebe diariamente. A administração declarou ainda que não foi informada, tão pouco a empresa que executa a obra, sobre a intervenção que seria feita pelo Simae. Diante disso será feita uma reunião nos próximos dias para reforçar o planejamento para todas as etapas da revitalização do acesso.

A primeira parte da revitalização do acesso, entre a entrada para a Vila Pedrini e o trevo do bairro Boa Vista, onde houve o problema, está praticamente concluída e poderá, segundo a administração municipal, ser aberta parcialmente ao tráfego de veículos em breve.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc