Será inaugurado nesta terça-feira, 16, a Central Regional de Emergência de Herval d’Oeste, que vai unir em um mesmo espaço a Polícia Militar e o Samu e futuramente o Corpo de Bombeiros para o atendimento das chamadas de emergências feitas por telefone aos números 190 e 192 . A solenidade de inauguração da Central, que teve um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, acontecerá no espaço em que o órgão será instalado, no mesmo prédio em que funciona a Polícia Militar Ambiental. Estará presente na inauguração, que tem horário previsto para às 18h, o governador em exercício de Santa Catarina, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins.
Segundo o Coronel Vânio Luiz Dalmagro, que coordena no estado o projeto das centrais de emergência, atualmente na Central de Operações da Polícia Militar de Herval d´Oeste são atendidas pelo número 190 apenas a cidade sede, Joaçaba, Luzerna e Treze Tílias, mas com a implantação do novo serviço, de forma gradativa, todos os municípios da região terão suas chamadas de emergência direcionadas para a nova central. ” Essa central de emergência pertence ao Comando Regional da 10ª Região, ela não tem nenhuma vinculação ao comando do batalhão de Heral. Na 10ª Região existem atualmente os batalhões de Herval e o de Caçador e agora a central de emergência integra toda essa região”. Destaca o Coronel.
Quando uma ligação for feita para a Central será seguido um protocolo que determinará quem atenderá a ocorrência, se Samu ou PM. ” Já temos regras para isso. Se é um problema de saúde será repassado diretamente para o Samu, vaia para o 192 e nós teremos dois médicos aqui, os mesmos que atendem na central de regulação do Samu passarão a atender aqui. A ideia é que só vá para uma ocorrência, de acidente por exemplo, quem seja o mais competente para atender. Isso agiliza o atendimento, por que a pessoa liga apenas uma vez e já é encaminhada, fica muito ágil o processo”.
O único local no Estado, que é sede regional e que não tinha integrados os serviços do Samu e da PM era Joaçaba, o que passa a mudar a partir desta terça. A Central contará com o que existe de mais moderno para atendimentos e despachos de emergências. “Nós usamos a plataforma Google, para fazer todo o georreferenciamento de todas as nossas patrulhas, dos nossos homens, nós temos mapas e o policial quando atender o telefone terá acesso a todos os recursos oferecidos pelo Google. Isso se junta a tudo o que é oferecido pelo Estado, como as viaturas da Polícia Militar, o efetivo que anda a pé pelas ruas e assim por diante”. As imagens das câmeras de monitoramento espalhadas pelas cidades da região também serão acompanhadas na nova central.
O Coronel adianta que em breve a tecnologia dos Smartphones e tabletes estarão a disposição dos policiais nas ruas. “Eles serão usados como instrumentos para a coleta de dados e orientação. Tudo o que tem aqui dentro da Central de emergência estrá na mão dos policiais. Mas isso tudo ainda está em fase de teste”. Encerrou.