Notícias do Novo Tílias News

Central de Emergência em Herval D’Oeste vai integrar serviços dos Bombeiros, Polícia Militar e SAMU

Inauguração acontecerá na próxima terça-feira (11)

A Secretaria Estadual de Segurança Pública vai inaugurar na próxima terça-feira (16) a Central Regional de Emergência do Meio-Oeste. A Central vai funcionar em Herval d’Oeste no mesmo prédio da Polícia Militar Ambiental com a finalidade de integrar, supervisionar, coordenar e normatizar as atividades relacionadas ao atendimento de emergências. Foram investidos no projeto cerca de R$ 1 milhão.

Emergências não acontecem com muita frequência em nossas vidas, mas quando acontecem, todos desejam obter ajuda rapidamente. Por isso, criou-se o conceito de Centrais Regionais de Emergências, as quais disponibilizam os recursos necessários para agrupar atendentes e despachantes de diversos órgãos com abrangência em vários municípios, em um único ambiente físico e tecnológico. Assim, os órgãos Estaduais, Municipais e Federais que atendem diretamente às chamadas de emergências podem usufruir de uma estrutura moderna e proporcionar ao cidadão o socorro adequado a partir de uma única ligação telefônica, gratuita, feita de forma simples, teclando três dígitos apenas. Essa iniciativa não substitui os atuais números de emergência e aos órgãos participantes, são preservadas sua autonomia administrativa, técnica e operacional, em observação às competências definidas em legislação própria.

O Coronel Vânio Luiz Dalmarco informou a Rádio Catarinense que a Central vai facilitar o acesso ao cidadão. “A pessoa que liga em caso de emergência não precisa saber se aquela ocorrência é dos bombeiros, samu, polícia militar, ela não tem que saber de quem é a responsabilidade, a central vai gerenciar esta informação e acionar o órgão competente” explicou ele.  Inicialmente a integração iniciará pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e dentro de um mês o SAMU também fará parte desta central. Os números de emergência continuarão sendo os mesmos.

Por Marcelo Santos










Fonte: Rádio Catarinense