Notícias do Novo Tílias News

CDL/Joaçaba vai revitalizar Monumento Frei Bruno

Investimento será de R$ 72 mil 
e obra inicia em setembro

O Monumento Frei Bruno, um dos principais cartões postais de Joaçaba, será revitalizado. A notícia foi confirmada na tarde desta segunda-feira (01) pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O presidente interino, Paulo Delfino Pinto, acompanhado pelo diretor financeiro Marcelo Risson e pelo diretor de serviços Sérgio Bucco, reuniu a imprensa para anunciar a obra e explicar em detalhes o que será feito.

O Monumento, localizado no bairro Flor da Serra, foi inaugurado em 2008 e nunca havia passado por obras significativas de manutenção e melhorias. A Estátua, por exemplo, com 17 metros de altura, feita com fibra de vidro, teve sua cor alterada com o passar dos anos em razão do acúmulo de sujeira e das dificuldades de se chegar até os pontos para ser feita a limpeza. O branco-gelo, que impressionava de longe, perdeu praticamente sua expressividade em razão dos tons mais escuros. A iluminação precária, com um sistema antigo e inadequado de projetores, também não esta cumprindo com o objetivo, que é justamente destacar a estátua no período noturno.

Preocupada com a situação, a atual diretoria decidiu realizar a obra com recursos próprios buscando a revitalização do Monumento. “Essa gestão de austeridade, com rigor técnico no controle dos gastos, nos proporcionou uma economia ao longo dos últimos meses viabilizando este investimento” explicou Marcelo Risson, diretor financeiro da entidade.

As obras foram divididas em três etapas: lavação e limpeza da estátua e do Monumento, Pintura da Estátua e de toda estrutura tanto interna como externa envolvendo o observatório e o museu, e por último a implantação de um moderno sistema de iluminação. A obra deverá iniciar na segunda quinzena deste mês de setembro com previsão de conclusão até novembro.  A lavação e a pintura serão de responsabilidade da empresa Tecnoeste. “Nós realizamos três licitações e optamos por uma empresa especializada que vai executar o trabalho obedecendo a rigorosos critérios de segurança” salientou Sérgio Bucco, diretor de serviços.

A reforma vai garantir também uma iluminação decorativa mais potente e eficiente principalmente da Estátua. O presidente da CDL, Paulo Delfino Pinto, explicou que serão usados canhões de RGB com leds que serão direcionados de forma planejada e estratégica com ângulos que vão garantir uma melhor distribuição e iluminação.  O RGB possibilita a formação de até 16 tons de cores, sendo possível por exemplo deixar o monumento com as características do Outubro Rosa ou do Novembro Azul, eventos já tradicionais em Joaçaba. Os trabalhos serão iniciados em duas semanas. “Durante a reforma, por questões de segurança, nós vamos manter o Monumento parcialmente fechado para visitas, sendo permitido o acesso apenas ao museu e ao observatório” alertou o presidente.

A CDL vai investir cerca de R$ 72 mil. O valor já foi aprovado pelos Conselhos Administrativo e Fiscal. O Monumento recebe turistas de todo Brasil e já existe um compromisso assumido pela administração municipal, através do vice-prefeito Marcos Weiss, de transformar o mesmo em ponto turístico através de um decreto municipal.

Por Marcelo Santos







Fonte: Rádio Catarinense