Esta foi a segunda sessão descentralizada realizada
pela Câmara de Vereadores nesta legislatura.
Desta vez a comunidade que sediou os trabalhos legislativos da câmara foi a Linha Mendes, definida por meio de sorteio. A sessão contou com boa presença dos moradores da comunidade.
Foram apreciadas e votadas três indicações. Uma é de autoria de João Carlos dos Santos, que solicita ao Poder Executivo melhorias em duas ruas no Bairro industrial. Segundo o vereador os motoristas e pedestres daquele bairro estariam enfrentando problemas devido a diversos buracos existentes em vias do bairro.
A segunda indicação é de Claudemir Sartorel, que solicita a Administração Municipal, a colocação de placas indicativas em algumas ruas da cidade, uma vez que conforme o vereador, muitas ruas da cidade de Salto Veloso não tem placas, dificultando desta forma a localização de endereços de residências e estabelecimentos comerciais da cidade.
A terceira indicação também é de Claudemir Sartorel, pedindo melhorias no parquinho do Bairro da Cohab. Segundo ele, foi um pedido dos próprios moradores do bairro. As indicações foram aprovadas por unanimidade.
Deu entrada um entrada um projeto que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O projeto foi baixado para as comissões permanentes para estudos.
Foi apreciado e aprovado em primeira votação, projeto de lei de autoria do executivo que dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público do município.
Também foi aprovado em primeira votação projeto que autoriza o chefe do poder executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar por conta de anulação parcial de dotação orçamentária.
A câmara ainda recebeu um ofício da Celesc Regional de Videira em resposta à câmara que havia solicitado através de moção, melhorias na rede de distribuição energia elétrica no interior do município.
Foram prestadas duas homenagens para dois moradores da comunidade da Linha Mendes. Uma foi para o morador mais idoso da comunidade, Avelino Abati de 85 anos. Ele chegou em 1949 ao município, vindo do município de Treviso, Sul do Estado, casou Maria Favarim, já falecida com quem teve sete filhos.
Ele disse que nunca recebeu uma homenagem como essas. Agradeceu a Deus pelos longos anos de vida que tem e lembrou dos tempos difíceis de sua vida na infância e adolescência e agradeceu pela honraria recebida.
Também recebeu homenagem o ex-vereador da comunidade Idalino Abati, que vereador na legislatura de 1993 a 1996. Ele agradeceu aos vereadores pela homenagem, que segundo Idalino será compartilhada com toda a comunidade. Idalino parabenizou o legislativo pela iniciativa e disse que se sente muito feliz por ter sido lembrado. Ressaltou que estará sempre pronto para ajudar e colaborar com a comunidade e com a câmara. Idalino é filho de Avelino Abati.
A próxima sessão da Câmara de Salto Veloso será no dia 06 de outubro. A sessão de ontem também com a presença do prefeito em exercício Pedro Sezi.
Disponível também em áudio abaixo:
Reportagem de Milton Lemke
Fonte: Rádio Tropical FM