As artes cênicas ganharão destaque nos dias 23, 24, 25 e 26 de setembro, quando Videira realiza o 1º Festival Escolar de Teatro do município. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Videira por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com apoio do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, que cedeu o Anfiteatro Padre Jordan, para a apresentação das peças teatrais. O festival vai contar com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particular, além da Unoesc e entidades que trabalham as artes cênicas nas suas atividades diárias. Serão ao todo 12 peças teatrais versando sobre os 70 anos de Videira.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, durante essa semana estão acontecendo os ensaios artísticos. Já os preparativos técnicos serão executados na tarde que antecede cada uma das apresentações durante a semana que vem. As peças serão apresentadas sempre à noite, a partir das 19 horas. "O projeto deverá envolver mais de 200 atores de diversas idades e é inédito em Videira. Tem como principal objetivo despertar na comunidade estudantil o interesse pelas artes cênicas e ao mesmo tempo comemorar os 70 anos de Videira", explica.
Participam do projeto professores de arte e educação física dos estabelecimentos de ensino, bem como instrutores de arte de diversas instituições. O projeto vem sendo trabalhado desde o início do ano, com a realização de encontros e oficinas preparatórias. A previsão é de que o 1º Festival de Teatro Escolar de Videira reúna um público superior a 1.500 pessoas nos quatro dias de apresentação. A comunidade está convidada a assistir os espetáculos. A entrada é gratuita.
Confira a programação completa do 1º Festival Escolar de Teatro
Dia 23/09
19h
Uma vez Videira...Sempre Videira!
Escola Especial Tia Ana - Apae de Videira
Já imaginou como seria viver em uma sociedade onde as ideias, costumes e conceitos divergem do que você já viu, sabe e conhece? A peça traz estas indagações. Conta a história de um senhor que ainda vive nos anos 70! Ele está certo em cultivar seus valores e conceitos? Ou seriam apenas devaneios de uma mente presa em lembranças? Prepare-se para entrar em um mundo emaranhado de perguntas e respostas.
..................
19h20
Unoesc: Ensino superior presente nos 70 anos de Videira
Unoesc - Universidade Do Oeste De Santa Catarina Campus Videira
Jovens ávidos por novidades e também com muita vontade de transformar a sua realidade e de sua cidade, através do aprimoramento profissional, buscavam fora de Videira oportunidades de cursar faculdade, que os promoveria de atributos técnicos, para quem sabe, atuarem no próprio município. Mas, a partir da década de 70, bravos idealizadores se uniram com a ideia de fomentar o desenvolvimento regional e, assim, tornaram o sonho da oferta do ensino superior no município, uma realidade.
................
20h15
O Sesi na indústria videirense
Sesi - Serviço Social da Indústria
Grupo de amigas que durante uma conversa informal de bar, levantam a questão de quanto tempo o SESI está atuando no município de Videira. Eis que surge a ideia de uma delas ir ao museu da cidade para pesquisar mais. E nessa perspectiva, ela, junto com o pessoal do museu, embarca num mundo de informações e imaginações, fazendo uma bela relação entre a história do Sesi e a história de Videira.
..............
21h.
Do Clube do Alemão ao Centro de Eventos Vitória
E.E.B.Esther Crema Marmentini e E.E.B. Josefina Caldeira de Andrade
A peça teatral encenará o Início do Clube em 1934, sua localização e finalidade. Antiga Sede chamada "Clube do Alemão", apresentando as características e modo de vida dos alemães. O reflexo da Segunda Guerra, onde toda e qualquer representação em língua estrangeira era proibida, é um elemento importante que também estará representado na peça. Nesta época o Clube foi fechado. A peça enfoca também o Pós -Guerra até os dias de hoje.
..............
Dia 24/09
19h.
Videira: Nosso povo, nossa História!
Escolas municipais Joaquim Amarante, Paulo Fioravante Penso, Waldemar Kleinubing, Vilson Pedro Kleinubing, Criança do Futuro - Caic e Fidélis Antonio Fantin.
A peça teatral visa mostrar como nossa cultura, nossos jeitos, gostos e crenças, são o resultado da existência aqui de muitos povos com culturas variadas. Habitada inicialmente por povos indígenas e caboclos vê seus costumes e sua cultura sendo modificada com a chegada de alemães e italianos. A importância da empresa Perdigão no crescimento e desenvolvimento da cidade também tem destaque, sendo apresentado seu crescimento e como ela levou o nome de Videira a ser conhecido em todo o território nacional e internacional, através do tempo. Finalizando, a educação tem destaque mostrando as primeiras escolas, suas formas de trabalhar fazendo uma ponte com a educação atual.
..................
20h45
Videira tem história
Escolas Estaduais Governador Lacerda, Eurico Rauen, Madre Terezinha Leoni e Programa de atenção à Pessoa Idosa.
A peça narra o início da vida desta cidade, começando com a mitologia grega, onde um deus chamado Baco, com suas "baconetes" reverenciam o vinho, este "néctar dos deuses". Passamos pela Guerra do Contestado, onde uma luta sangrenta delimitou a divisão de terras do Paraná e Santa Catarina. O trabalho dos agricultores foi ressaltado trazendo as raízes do nome Videira e o jeito desses lutadores que de sol a sol conquistaram o alimento deste solo. A chegada dos imigrantes italianos e alemães foi um marco para a cidade, trazendo alegria e costumes que só enriqueceram nossos dias. Sabedores somos de que a criatividade e a arte juntas são espelhos que refletem o nosso conhecimento.
..................
Dia 25/09
19h
Os três pedidos de Laura
E.E.B. Padre Bruno Pokolm
Um grupo de crianças encontra uma caixa mágica. Ao abri-la, descobrem que tem direito a três pedidos. Pedidos esses que não podem mudar a realidade dos fatos e nem o tempo. Após o grupo desperdiçar os dois pedidos iniciais com coisas tolas, Laura que havia feito na escola sua árvore genealógica, mas não havia preenchido um espaço, o destinado a seu bisavô, motiva o grupo a solucionar esse mistério. Neste momento, entra em cena um imigrante italiano que ajuda as crianças a solucionar esse pedido. Esse imigrante relata acontecimentos históricos de Videira, canta canções italianas e apresenta danças típicas dos imigrantes.
...................
19h45.
Videira Km 142
IFC - Instituto Federal Catarinense
De quantas memórias se constitui a estação do trem? Em pleno funcionamento na década de 40, a estação do Km 142, em Videira, foi palco de muito trabalho, aventuras, amores, casamentos, ciúmes, disputas, sonhos e esquecimentos que contribuíram para a construção do município. Para comemorar os 70 anos da cidade, o Coletivo Artístico Delfos apresenta a peça musical "Videira - Km 142", propondo um encontro do momento presente vivido pelos colonizadores italianos e alemães com o passado evidenciado pela Guerra do Contestado que assolou a região. Um único palco, duas origens e o mesmo encontro.
..................
Dia 26/09
19h
Uma Bella Famiglia, uma Bella Storia
Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
Uma peça que mostra um pouco das primeiras famílias que chegaram em Videira. Seus costumes, a forma de falar, se vestir, suas ocupações, suas histórias. Através de textos e improvisos a intenção é trazer o público para o palco assim como fazer da plateia o nosso palco. Esse desafio fará desse momento único!
....................
19h55
"Ga Ty Fe Ni"
E.E.B. Professora Adelina Regis
Do alto de sua morada o poderoso Deus Tupã cria céus e terras, e nele coloca seus filhos. Uma era de paz reina até que os homens que falavam a língua do fogo chegaram e destruíram o belo paraíso. As disputas de terra do Contestado um novo derramamento de sangue, porém, nesse cenário brota a oportunidade de um recomeço com os imigrantes italianos oriundos do Rio Grande do Sul, que encontram nessa terra um lar prospero.
...................
20h30
Espinha de Peixe
E.E.B. Anísio Rachadel De Oliveira
O Brasil recebeu no final do século XIX imigrantes italianos. A razão que levou-os a imigrar saindo da Itália e procurando um novo espaço para se estabelecer, era porque a Itália estava passando por uma crise econômica. Desembarcaram "Questa Mérica" com a esperança de uma vida melhor, de forma que o Sul do Brasil foi escolhido para estabelecerem moradia. Depois de um tempo no Rio Grande do Sul, alguns imigrantes italianos vieram até Perdizes, hoje Videira, em busca de terras férteis. Geralmente um homem da família vinha primeiro para ajeitar o local e mais tarde, o restante dos familiares vinha para estabelecer moradia. A família de Fernando decidiu mudar-se do Rio Grande do Sul para Perdizes. Mas algo desastroso aconteceu com a nona Carolina. Vamos ver o que é?
.................
21h05
Lembranças da Itália
Cras - Centro de Referência e Assistência Social e Serviço de Fortalecimento de Vínculos
A colonização de Videira inicia-se em 1918. Em 1921 italianos e alemães dividem Videira em Perdizes e Vitória. A peça se passa com a apresentação do dia-a-dia de uma família tipicamente italiana, com seus costumes, crenças e tradições, através da narração de uma avó, demonstrando que ainda hoje os descendentes de italianos cultivam muito de sua cultura e seus hábitos.
Fonte: Rádio Videira AM
Segundo o secretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, durante essa semana estão acontecendo os ensaios artísticos. Já os preparativos técnicos serão executados na tarde que antecede cada uma das apresentações durante a semana que vem. As peças serão apresentadas sempre à noite, a partir das 19 horas. "O projeto deverá envolver mais de 200 atores de diversas idades e é inédito em Videira. Tem como principal objetivo despertar na comunidade estudantil o interesse pelas artes cênicas e ao mesmo tempo comemorar os 70 anos de Videira", explica.
Participam do projeto professores de arte e educação física dos estabelecimentos de ensino, bem como instrutores de arte de diversas instituições. O projeto vem sendo trabalhado desde o início do ano, com a realização de encontros e oficinas preparatórias. A previsão é de que o 1º Festival de Teatro Escolar de Videira reúna um público superior a 1.500 pessoas nos quatro dias de apresentação. A comunidade está convidada a assistir os espetáculos. A entrada é gratuita.
Confira a programação completa do 1º Festival Escolar de Teatro
Dia 23/09
19h
Uma vez Videira...Sempre Videira!
Escola Especial Tia Ana - Apae de Videira
Já imaginou como seria viver em uma sociedade onde as ideias, costumes e conceitos divergem do que você já viu, sabe e conhece? A peça traz estas indagações. Conta a história de um senhor que ainda vive nos anos 70! Ele está certo em cultivar seus valores e conceitos? Ou seriam apenas devaneios de uma mente presa em lembranças? Prepare-se para entrar em um mundo emaranhado de perguntas e respostas.
..................
19h20
Unoesc: Ensino superior presente nos 70 anos de Videira
Unoesc - Universidade Do Oeste De Santa Catarina Campus Videira
Jovens ávidos por novidades e também com muita vontade de transformar a sua realidade e de sua cidade, através do aprimoramento profissional, buscavam fora de Videira oportunidades de cursar faculdade, que os promoveria de atributos técnicos, para quem sabe, atuarem no próprio município. Mas, a partir da década de 70, bravos idealizadores se uniram com a ideia de fomentar o desenvolvimento regional e, assim, tornaram o sonho da oferta do ensino superior no município, uma realidade.
................
20h15
O Sesi na indústria videirense
Sesi - Serviço Social da Indústria
Grupo de amigas que durante uma conversa informal de bar, levantam a questão de quanto tempo o SESI está atuando no município de Videira. Eis que surge a ideia de uma delas ir ao museu da cidade para pesquisar mais. E nessa perspectiva, ela, junto com o pessoal do museu, embarca num mundo de informações e imaginações, fazendo uma bela relação entre a história do Sesi e a história de Videira.
..............
21h.
Do Clube do Alemão ao Centro de Eventos Vitória
E.E.B.Esther Crema Marmentini e E.E.B. Josefina Caldeira de Andrade
A peça teatral encenará o Início do Clube em 1934, sua localização e finalidade. Antiga Sede chamada "Clube do Alemão", apresentando as características e modo de vida dos alemães. O reflexo da Segunda Guerra, onde toda e qualquer representação em língua estrangeira era proibida, é um elemento importante que também estará representado na peça. Nesta época o Clube foi fechado. A peça enfoca também o Pós -Guerra até os dias de hoje.
..............
Dia 24/09
19h.
Videira: Nosso povo, nossa História!
Escolas municipais Joaquim Amarante, Paulo Fioravante Penso, Waldemar Kleinubing, Vilson Pedro Kleinubing, Criança do Futuro - Caic e Fidélis Antonio Fantin.
A peça teatral visa mostrar como nossa cultura, nossos jeitos, gostos e crenças, são o resultado da existência aqui de muitos povos com culturas variadas. Habitada inicialmente por povos indígenas e caboclos vê seus costumes e sua cultura sendo modificada com a chegada de alemães e italianos. A importância da empresa Perdigão no crescimento e desenvolvimento da cidade também tem destaque, sendo apresentado seu crescimento e como ela levou o nome de Videira a ser conhecido em todo o território nacional e internacional, através do tempo. Finalizando, a educação tem destaque mostrando as primeiras escolas, suas formas de trabalhar fazendo uma ponte com a educação atual.
..................
20h45
Videira tem história
Escolas Estaduais Governador Lacerda, Eurico Rauen, Madre Terezinha Leoni e Programa de atenção à Pessoa Idosa.
A peça narra o início da vida desta cidade, começando com a mitologia grega, onde um deus chamado Baco, com suas "baconetes" reverenciam o vinho, este "néctar dos deuses". Passamos pela Guerra do Contestado, onde uma luta sangrenta delimitou a divisão de terras do Paraná e Santa Catarina. O trabalho dos agricultores foi ressaltado trazendo as raízes do nome Videira e o jeito desses lutadores que de sol a sol conquistaram o alimento deste solo. A chegada dos imigrantes italianos e alemães foi um marco para a cidade, trazendo alegria e costumes que só enriqueceram nossos dias. Sabedores somos de que a criatividade e a arte juntas são espelhos que refletem o nosso conhecimento.
..................
Dia 25/09
19h
Os três pedidos de Laura
E.E.B. Padre Bruno Pokolm
Um grupo de crianças encontra uma caixa mágica. Ao abri-la, descobrem que tem direito a três pedidos. Pedidos esses que não podem mudar a realidade dos fatos e nem o tempo. Após o grupo desperdiçar os dois pedidos iniciais com coisas tolas, Laura que havia feito na escola sua árvore genealógica, mas não havia preenchido um espaço, o destinado a seu bisavô, motiva o grupo a solucionar esse mistério. Neste momento, entra em cena um imigrante italiano que ajuda as crianças a solucionar esse pedido. Esse imigrante relata acontecimentos históricos de Videira, canta canções italianas e apresenta danças típicas dos imigrantes.
...................
19h45.
Videira Km 142
IFC - Instituto Federal Catarinense
De quantas memórias se constitui a estação do trem? Em pleno funcionamento na década de 40, a estação do Km 142, em Videira, foi palco de muito trabalho, aventuras, amores, casamentos, ciúmes, disputas, sonhos e esquecimentos que contribuíram para a construção do município. Para comemorar os 70 anos da cidade, o Coletivo Artístico Delfos apresenta a peça musical "Videira - Km 142", propondo um encontro do momento presente vivido pelos colonizadores italianos e alemães com o passado evidenciado pela Guerra do Contestado que assolou a região. Um único palco, duas origens e o mesmo encontro.
..................
Dia 26/09
19h
Uma Bella Famiglia, uma Bella Storia
Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
Uma peça que mostra um pouco das primeiras famílias que chegaram em Videira. Seus costumes, a forma de falar, se vestir, suas ocupações, suas histórias. Através de textos e improvisos a intenção é trazer o público para o palco assim como fazer da plateia o nosso palco. Esse desafio fará desse momento único!
....................
19h55
"Ga Ty Fe Ni"
E.E.B. Professora Adelina Regis
Do alto de sua morada o poderoso Deus Tupã cria céus e terras, e nele coloca seus filhos. Uma era de paz reina até que os homens que falavam a língua do fogo chegaram e destruíram o belo paraíso. As disputas de terra do Contestado um novo derramamento de sangue, porém, nesse cenário brota a oportunidade de um recomeço com os imigrantes italianos oriundos do Rio Grande do Sul, que encontram nessa terra um lar prospero.
...................
20h30
Espinha de Peixe
E.E.B. Anísio Rachadel De Oliveira
O Brasil recebeu no final do século XIX imigrantes italianos. A razão que levou-os a imigrar saindo da Itália e procurando um novo espaço para se estabelecer, era porque a Itália estava passando por uma crise econômica. Desembarcaram "Questa Mérica" com a esperança de uma vida melhor, de forma que o Sul do Brasil foi escolhido para estabelecerem moradia. Depois de um tempo no Rio Grande do Sul, alguns imigrantes italianos vieram até Perdizes, hoje Videira, em busca de terras férteis. Geralmente um homem da família vinha primeiro para ajeitar o local e mais tarde, o restante dos familiares vinha para estabelecer moradia. A família de Fernando decidiu mudar-se do Rio Grande do Sul para Perdizes. Mas algo desastroso aconteceu com a nona Carolina. Vamos ver o que é?
.................
21h05
Lembranças da Itália
Cras - Centro de Referência e Assistência Social e Serviço de Fortalecimento de Vínculos
A colonização de Videira inicia-se em 1918. Em 1921 italianos e alemães dividem Videira em Perdizes e Vitória. A peça se passa com a apresentação do dia-a-dia de uma família tipicamente italiana, com seus costumes, crenças e tradições, através da narração de uma avó, demonstrando que ainda hoje os descendentes de italianos cultivam muito de sua cultura e seus hábitos.
Fonte: Rádio Videira AM