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Sebrae lança em Caçador o projeto Estadual de Acesso ao Mercado

Nesta terça-feira (5), o Sebrae lançou no município de Caçador o Programa Estadual de Acesso ao Mercado. O evento aconteceu no auditório do Sebrae e contou com a presença de representantes de entidades empresarias e de classe da região da Amarp: o presidente da ACIC Henrique Luis Basso, da AMPE Odelir Neves, da CDL Rosemari Ferlin e suas respectivas equipes, imprensa local e regional. Também estiveram presentes o gerente da Unidade de Comunicação e Acesso ao Mercado do Sebrae/SC Spyros Diamantaras e a coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi.

A apresentação do projeto de Acesso ao Mercado foi feita pelo gerente da Unidade de Comunicação e Acesso ao Mercado do Sebrae/SC Spyros Diamantaras. Na oportunidade a coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi apresentou o projeto do PPA 2015/2018

Diamantaras fez a explanação do projeto que tem por objetivo, segundo ele, “ proporcionar às pequenas empresas de todas as regiões de Santa Catarina acesso a ações de mercado que viabilizarão maior comercialização de seus produtos e serviços resultando no aumento de vendas e a ampliação da carteira”. O Sebrae estará investindo R$ 2,354 milhões, as empresas que tiverem interesse devem procurar se inscrever, pois o projeto para elas é totalmente gratuito.

Compõem o público-alvo do Projeto, aproximadamente 4.500 empresários de pequenos negócios, estabelecidos em Santa Catarina que, preferencialmente, não tenham participado de projetos coletivos do Sebrae/SC, pois trata-se de uma abordagem individual.

A estratégia é utilizando-se do Marketing de rede, inserir no projeto empresas associadas a diversos parceiros principalmente: Entidades empresariais (FACISC, FCDL e FAMPESC), pequenos negócios já fornecedores de médias e grandes empresas. Também empresas participantes de cooperativas de crédito. Também poderão participar empresas já clientes do SEBRAE/SC na abordagem individual. O prazo de execução é de 11 meses, com início dia 5 de agosto /2014 com término previsto para 21 de junho de 2015.

Objetivos do projeto

Conforme Sueli Bernardi, os objetivos específicos são possibilitar aos pequenos negócios catarinenses capacitação em marketing, comercialização, mercado e outros conteúdos e temas que alavanquem suas vendas. “O projeto visa inserir as micro e pequenas empresas em eventos de negócios com participação de pequenas, médias e grandes empresas públicas e privadas; contribuir para que empresas participantes consigam renovar carteira de clientes; para que os pequenos negócios catarinenses alavanquem suas vendas e viabilizar eventos que oportunizem que as empresas participantes comercializem estoques antigos”.

Entre os resultados intermediários estão previstas a realização simultânea de 225 Palestras de sensibilização com o tema acesso a mercado para 4,5 mil empresas. Realizar 45 seminários com temas vinculados à Marketing, vendas e mercado, além da realização de autodiagnostico das empresas em produtos, capacidade comercial, escala, negociação, convergência entre negócios envolvendo 2.250 empresas. Realizar 36 oficinas de repasse de informações, de como participar em rodadas de negócios, sessão de negócios e exposição em feiras para 1,5 mil empresas. 

Etapas

A ação do projeto na primeira etapa compreende: seleção, capacitação e contratação de consultores terceirizados; articulação com parceiros; divulgação; palestras de sensibilização; seminários regionais; oficinas de capacitação; validação das empresas que participarão da Semana de Acesso a Mercado e realização de eventos de negócios (sessão, rodadas, painel de oportunidades, bazar, Seminário Fomenta – 20 eventos)

Na segunda etapa será realizada a Semana Estadual de Acesso a Mercado com 12 Rodadas de Negócios; 18 Sessões de Negócios; 06 Bazares; 02 Seminários Fomenta; e 05 Eventos de Inserção de PMEs em encadeamentos produtivos, totalizando 43 eventos.

“Estamos realizando os encontros com as entidades credenciadas no Sebrae com o intuito de discutir e apresentar os nossos projetos ao longo dos próximos quatro anos, do PPA 2015-2018 e principalmente lançar o Programa de Acesso ao Mercado. Esse programa foi construído e elaborado para proporcionar as micro e pequenas empresas a se capacitarem e se prepararem para atender a um mercado ainda maior. Terão ações que vão desde as sessões de negócios, além das capacitações para eles se prepararem como vender mais, serão vários eventos programados para os próximos 11 meses”. Finaliza Sueli.

As entidades vão propor agendas para a realização desses eventos, culminando com a realização dessa semana. O objetivo principal do projeto é que as micro e pequenas empresas venham aumentar as suas vendas.

Fonte: Sebrae