Notícias do Novo Tílias News

Programa Nascer Saudável auxilia futuras mamães de Videira

Milena Gomes ressaltou a importância do comparecimento nas consultas pré-natal

As ações preventivas para o nascimento saudável dos pequenos videirenses é uma das premissas da Secretaria Municipal de Saúde de Videira, que realizou mais um Encontro de Gestantes do Programa Nascer Saudável. A reunião organizada pela enfermeira Coordenadora da Atenção Básica Leticia Fumagalli da Silva Béz e pela enfermeira responsável pelo PAM - Mirian Rostirola, aconteceu no auditório da AMARP e contou com a presença de 34 gestantes do município. No encontro foram explanados assuntos de extrema relevância, como importância do aleitamento materno, sendo enfatizada a necessidade de se evitar o uso de leites industrializados, chupetas e mamadeiras. Além disso, o médico pediatra Luciano Madeira Silveira também falou sobre os cuidados com o recém-nascido, a importância do Teste da Orelhinha e do Teste do Pezinho. "O bebê amamentado corretamente com leite materno tem menos risco de sofrer de doenças respiratórias, diarreias, diabetes, hipertensão, sobrepeso e obesidade", disse.

Já a obstetra Milena Gomes ressaltou a importância da realização e comparecimento em todas as consultas do pré-natal, cuidados com as mamas, sinais de alerta na gestação, tipos de parto, importância do parto normal e cuidados no Puerpério. Por meio da odontóloga Isabella Abilhoa Flores foi reforçada a importância da amamentação para a formação dos dentes do bebê. E as informações não pararam por aí. A nutricionista do município, Luiza Gazzi explanou sobre a prevenção de distúrbios nutricionais como baixo peso, sobrepeso, obesidade, Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus e cuidados com a alimentação durante a gestação e Puerpério. E por fim, Ricardo Buratto, assessor do setor de Departamento Pessoal da Secretaria de Saúde falou sobre os direitos trabalhistas e sociais das gestantes.


De acordo com a secretária de Saúde - Maria Eneida Furlin Dresch, esses encontros têm como principal finalidade sanar as dúvidas das futuras mamães e mesmo gestantes que já tem outros filhos devem participar, pois cada gestação tem suas peculiaridades. Enieda destaca que durante a reunião, cada gestante recebeu uma autorização para retirar no Pronto Atendimento Médico (PAM), uma bolsa personalizada da Secretaria contendo vários acessórios para auxiliar nos cuidados com o bebê e um soutien para facilitar a amamentação.

Fonte: Rádio Vitória AM