Notícias do Novo Tílias News

Procon utiliza carreta para divulgar direitos e deveres do consumidor

Unidade móvel do Procon estará em Herval d’ Oeste entre os dias 08 a 13 de agosto.

Em Herval d’ Oeste, as principais causas de reclamação dos consumidores estão relacionadas a telefonia, serviços bancários e à troca de mercadorias. Na próxima semana, as dúvidas sobre esses temas poderão ser tiradas na Escola Móvel de Defesa do Consumidor, que estará na cidade. A carreta do Procon SC ficará estacionada na Praça Municipal Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Estação Ferroviária).

O veículo possui 15 metros e está equipada com cozinha, possui televisor, retroprojetor e 40 cadeiras para a realização de palestras e treinamentos. Ele possui ainda uma porta com elevador para portadores de necessidades especiais.

A visitação acontece das 12h30min às 18h30min entre os dias 08 e 13 de agosto. Na segunda-feira (09), haverá visitação a partir das 15h e de terça a sexta-feira (10 a 13), serão ministradas palestras e tiradas as dúvidas dos consumidores.

Nestes dias o atendimento estará sendo realizado na Unidade que estará na Praça, destaca Kátia Giacomelli Hack, procuradora do município e responsável pelo Procon de Herval d’ Oeste. “A carreta itinerante está vindo do Sul do estado e fará uma parada em Herval d’ Oeste e ainda irão percorrer o resto do estado”.

O caminhão, com abertura lateral que se transforma em sala de aula para promoção de palestras e treinamentos. Segundo a coordenadora municipal do Procon, conta com o sistema mais moderno e pioneiro no Brasil para a divulgação de informação e atendimento aos consumidores. "A carreta percorre as cidades que têm PROCON municipal para disseminar informações sobre direitos e deveres dos consumidores para a comunidade" concluiu.

Kátia ainda ressalta que a iniciativa também serve como auxílio ao Procons municipais na divulgação de um direito que é muito importante: o do consumidor. “A cada dia as pessoas vem consumindo mais e, consequentemente, o número de reclamações também cresce. Logo um consumidor bem orientado fará valer seus direitos”, concluiu.

O Procon/SC possui material como cartilhas de diversas áreas, é o caso do Código de Defesa do Consumidor, Manual de Bares e Restaurantes e cartilhas educativas.

Kátia destaca que já há um compromisso do Procon voltar em 2015, para realizar o trabalho com alunos das escolas da cidade. Ainda neste mês de agosto o órgão municipal desenvolverá trabalho educativo com as escolas.

Balanço

Segundo Kátia Giacomelli Hack, responsável pelo Procon de Herval d’ Oeste, o órgão realiza cerca de 150 atendimentos ao mês e não tem fila de espera ou demanda reprimida. “Ninguém sai daqui sem solução. Nossa demanda reduziu bastante e, consumidores de outros municípios vem buscar orientação aqui no município”, destaca. Conforme ela, o Procon de Herval d’ Oeste, serviu de exemplo e referência para a implantação do órgão em Erval velho e Luzerna.

Ainda segundo Kátia, reflexo do trabalho realizado em Herval d’ Oeste, pode ser sentido pelo próprio comércio. “Os comerciantes estão começando a ver a diferença na educação do consumidor, que exige e busca respostas para atendimentos, queixas ou problemas em produtos”. “O Procon é um espaço para o exercício da cidadania, um espaço onde o consumidor pode ser ouvido e buscar a solução para os problemas que ele encontrou em uma relação de consumo”, destaca.

Em SC

Em 2012, foram atendidas 22.011 queixas pela equipe do Procon estadual, sendo 21.329 resolvidas (96,7%). Em 2013, até julho, foram 12.638 consumidores atendidos e 11.997 questões resolvidas (94,20%). Para dar entrada na reclamação, o consumidor precisa apresentar carteira de identidade, comprovante de endereço e nota fiscal ou recibo do produto ou serviço adquirido. As denúncias não resolvidas geram audiências realizadas pela assessoria jurídica. 

Os setores que hoje lideram as listas de queixas em SC são sistema financeiro, comércio online, comércio de aparelhos telefônicos e empresas de telefonia.



Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale