Notícias do Novo Tílias News

Governo do Estado disponibiliza minuta de decreto sobre agrotóxicos para contribuições no Consulta Pública

Está disponível no sistema Consulta Pública On Line minuta de decreto que dispõe sobre o controle de produção, comércio, uso, transporte, consumo e armazenamento de agrotóxicos em Santa Catarina. A minuta de decreto está aberta para contribuições do público até o dia 4 de setembro. Após a data, técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) avaliarão as propostas recebidas dos cidadãos.

De acordo com o responsável pela fiscalização da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, o projeto tem por objetivo modernizar a regulamentação de agrotóxicos no Estado. “A minuta também corrige falhas do atual decreto que abre brechas para pessoas com má-fé burlarem a fiscalização. Como consequência disso, conseguimos proteger com mais eficiência a saúde pública, o meio ambiente, nossos alimentos e, principalmente, nossa agricultura e nosso agricultor, na medida em que fiscalizamos também a qualidade deste importante insumo agrícola”, afirma Fraga.

Uma das mudanças em relação ao decreto anterior é o compartilhamento da fiscalização do uso de agrotóxicos entre a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Cidasc, o que permitirá a ampliação da inspeção no território catarinense. Este é o terceiro decreto que regulamenta a lei 11.069 de 1998 sobre o uso de insumo no Estado.

Segundo Fraga, Santa Catarina é hoje o quinto Estado brasileiro em produção de alimentos, mas o nono maior consumidor de agrotóxicos do país. “Isso demonstra que temos uma agricultura muito forte e diversificada, mas que temos um grande desafio quando ao consumo de agrotóxicos. O Governo do Estado decidiu abrir para consulta pública a proposta do novo decreto estadual de agrotóxicos para que toda a sociedade catarinense participe e faça sugestões que achar pertinentes”, observa o responsável pela fiscalização.

A minuta pode ser acessada pelo site da Secretaria da Casa Civil. 

Consulta Pública On Line

O Consulta Pública On Line é uma ferramenta disponibilizada pela Casa Civil que permite ao cidadão fazer contribuições em anteprojetos de lei e minutas de decreto do Poder Executivo. Qualquer pessoa poderá visualizar as consultas públicas em andamento ou finalizadas, sem necessidade de se cadastrar. Caso deseje fazer uma contribuição, o usuário deverá preencher um formulário com informações como nome, email e município, tudo muito simples e didático. Após a conclusão do cadastro, o cidadão estará apto a enviar suas propostas. 

* Colaboração José Meurer Filho
Informações adicionais:
Maiara Gonçalves