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Videira: Projeto de reforma da SC 355 sofre mudança

Implantação e deslocamento de trevos será a principal mudança na SC 355


O projeto da reforma da rodovia SC 355, trecho que liga Videira a Fraiburgo, sofreu alterações. O anúncio foi feito na tarde de ontem em reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). De acordo com os técnicos, todas as mudanças são pedidos feitos pela comunidade dos dois municípios.

Entre as principais mudanças está a inserção de trevo no acesso a estrada Baía, na entrada de Fraiburgo; colocação de dois trevos alemão nas proximidades das empresas Videfrigo e Pagno Transportes; deslocamento e mudança no trevo do bairro Rio das Pedras; implantação de interseção na frente da SDR - dando acesso também ao bairro Morada do Sol e aos estabelecimentos comerciais da redondeza; implantação de trevo com tachões na entrada do Condomínio Portal das Videiras, facilitando o acesso também ao Country Club; inserção de rótula próximo ao Posto II Pinheiros e à Escola Paulo Penso, contribuindo para a segurança dos pedestres no local. Além disso, no perímetro urbano, onde é possível a construção de passeios, será feito calçadas, meio fio e sinalização adequada.


O fiscal responsável pela obra, o engenheiro do Deinfra, Euclides Albuquere, afirma que praticamente todos os pedidos da comunidade foram atendidos, apenas dois não foram aceitos. Para regularizar as mudanças, as prefeituras precisam agora providenciar um abaixo-assinado.


Já o secretário regional, Evandro Colle, explica que alguns pedidos não foram acatados por aumentarem os custos do projeto.



Ainda durante o encontro, foram repassadas algumas informações quanto ao calendário e evolução da obra. De acordo com o Deinfra, a reestruturação segue dentro do cronograma, inclusive há grandes possibilidades de ser entregue antes do prazo. Já no mês de agosto será iniciada a reciclagem do asfalto, dando inicio ao novo pavimento. O perímetro urbano de Videira será o primeiro a ficar pronto, seguindo sentido a Fraiburgo, contudo, pelo trafego intenso de veículos pesados, o trecho que passa em frente a BRF Perdizes será o último a ser feito.


A Obra

Ao todo serão reestruturados 23 quilômetros, com um custo estimado de R$ 37,8 milhões. Além de um novo pavimento com 12 centímetros de asfalto, a via terá faixas de rolamento de 3,50 metros e acostamento de 2,50 metros. Também serão implantados segmentos com terceiras faixas e duas curvas, consideradas perigosas sofrerão alteração de traçado e deixarão de ser acentuadas.


Reciclagem do Asfalto

O método utilizado para a restauração da pista será de pavimento de reciclagem profunda de asfalto com adição de cimento. Este sistema reaproveita a capa e a base do asfalto já existente. Dessa maneira, enquanto o cimento faz a base semirrígida, o asfalto atual é recortado, triturado e misturado com cimento. Em seguida, passa o trem de compactação para fazer o nivelamento do asfalto. Após isso, será colocado sete centímetros de asfalto de borracha, que utiliza pneus velhos de caminhões, oferecendo uma flexibilidade maior, bem como mais durabilidade e resistência. O método de reciclagem não deteriora o meio ambiente e utiliza o material já existente.



Fonte: Rádio Vitória AM