Notícias do Novo Tílias News

Três vinhos brasileiros são classificados entre os 100 melhores do mundo

Três vinhos brasileiros apareceram no ranking dos 100 melhores do mundo. A lista, elaborada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores, traz dois espumantes e um Merlot produzidos no Brasil. Os vinhos premiados são o Aurora Espumante Moscatel na posição 56, Aurora Reserva Merlot de 2011 na sexagésima quinta posição e o Garibaldi Espumante Moscatel com a nonagésima sétima posição da tabela.

O enólogo Frances, Grégoire Gaumont, afirma que o clima brasileiro oferece vantagens na produção de determinados tipos de vinho. "A gente destaca três grandes regiões no Brasil, entre o Nordeste na região do rio São Francisco à região da Serra Gaúcha. Nestas regiões, a Serra Gaúcha que foi a primeira a se desenvolver, é a mais propícia pra se produzir o grande espumante. Como o clima é um clima mais frio com colheitas um pouco mais precoce, são climas que são mais apropriados para produzir excelentes vinhos brancos, para excelentes espumantes pro futuro, na segunda fermentação, inclusive os Moscatéis."

A lista dos melhores vinhos do mundo tem como número um o champanhe francês, seguido por vinhos da Argentina e da Austrália. No consumo mundial per capta, o Brasil fica na posição 56, a França também lidera neste quesito. O enólogo representante da vinícola Aurora, que tem dois produtos na lista, Flávio Zilio, afirma que a empresa buscou, nos últimos anos, melhorar a qualidade do produto visando buscar o mercado internacional. "Melhorar a qualidade para buscar esse mercado externo que é tão importante quanto o mercado nacional, só que se precisa vender então a qualidade pra mim é um ponto crucial. E não é uma qualidade somente no ponto final de elaboração, tem que ser um trabalho feito desde o campo até a hora do produto chegar ao consumidor"

De acordo com o Instituto Brasileiro de Vinhos, em 2014, a exportação da bebida brasileira cresceu 23 por cento, em comparação ao ano anterior. O setor movimentou mais de cinco milhões e 300 mil reais em 2013, o equivalente a mais de um milhão e 500 mil litros de vinho brasileiro.

Fonte: Rádio Videira AM