Notícias do Novo Tílias News

Tratores devem estar dentro das normas de segurança no campo

Acidentes constantes alertam para o uso de proteção nas máquinas agrícolas

Em menos de uma semana, duas pessoas perderam a vida em acidentes de trabalho envolvendo tratores. O primeiro acidente foi na quarta-feira (23) quando Valdir José Canal (64), morador do Distrito de Ipoméia em Rio das Antas, morreu depois de sofrer um acidente com o trator. Dois dias depois, um videirense morreu de forma parecida. O morador da localidade de Rio Tigre, Silvério Luiz Rigo (58) perdeu a vida na sexta-feira (25).

O que se pode perceber, é de que acidentes de tratores com vítimas fatais ou não, acontecem seguidamente em municípios com base agrícola. O setor de jornalismo da Rádio Vitória AM esteve conversando com técnicos em segurança no trabalho e também com pessoas especialistas em vendas de tratores. Nosso objetivo é repassar algumas orientações que podem fazer toda a diferença no manejo do maquinário.


De acordo com Bogart Sinzker da FlorKar Máquinas, os tratores quando saem das fábricas seguem uma série de normas, como por exemplo, a capota ou arco de segurança, o Santo Antônio e cinto de segurança. Na maior parte das vezes, o motorista acaba não se utilizando desses itens de segurança. Bogart orienta que a prevenção pode salvar a vida, pois o maquinário tem de 1,5 mil até três mil quilos.



O mesmo pensamento compartilha o vendedor da Carboni Maquinários Agrícolas, Darci Trombeta. De acordo com ele, normalmente os acidentes com tratores são graves e levam a morte.
Fonte: Rádio Vitória AM