Notícias do Novo Tílias News

Sintricavi negocia 8% de aumento para trabalhadores da JBS de Salto Veloso

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústria de Alimentação e Afins de Videira (Sintricavi) negociou na última semana, o índice de reajuste para os trabalhadores da JBS de Salto Veloso. Os trabalhadores terão um incremento de 8% nas suas folhas salariais, o que foi possível devido a postura do sindicato que não aceitou, em hipótese alguma, um índice menor durante as negociações.

O presidente em exercício do Sintricavi, Antônio Foschiera, salienta que o sindicato manteve a mesma postura durante todas as rodadas de negociação. “O ganho real ficou na casa de 2%, o que foi um bom percentual. Durante as negociações o sindicato não permitiu atitudes que causassem lesões aos direitos sociais. Todos os itens com esta conotação foram renovados e tem validade até maio de 2015”.

A postura mantida desde o inicio das negociações foi determinante para definir o reajuste salarial dos trabalhadores da JBS. Diante das circunstâncias não houve outra alternativa à agroindústria senão conceder o reajuste pedido. A negociação abrange também os profissionais de todas as unidades da empresa, através da fetiaesc, totalizando cerca de 10 mil trabalhadores.

O percentual de 8% era inegociável e os trabalhadores, por merecimento, venceram a queda de braço. A majoração acabou sendo compatível com a expectativa da representação profissional. O índice serve de referência para ajustar todas as questões de cunho econômico que constam da Convenção Coletiva de Trabalho.

Pela primeira vez o sindicato negociou a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conforme determina a legislação. O benefício será concedido mediante o cumprimento de metas a serem estabelecidas pela empresa. Os termos pontuados serão plenamente exequíveis.

Durante o processo negocial foram defendidas questões genuínas que envolvem o cotidiano dos trabalhadores. “Nada de fantasioso foi colocado na mesa. Apenas a realidade de cada um”. Foschiera diz que valorizar e investir na classe trabalhadora é abrir caminhos ao crescimento.

Fonte: emvideira.com.br