Notícias do Novo Tílias News

SAMU em Joaçaba registrou mais de 2.600 trotes em apenas 4 meses

Mais de 700 ligações recebidas por mês são falsas

Em apenas 4 meses o Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Joaçaba (SAMU) recebeu 2.645 trotes através do fone 192. Uma média de quase 700 trotes por mês ou cerca de 20 falsas comunicações de ocorrências por dia. Os números preocupantes, que correspondem a mais de 10% das ligações recebidas, foram apresentados na noite desta quarta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Joaçaba. Os gestores da unidade participaram da reunião esclarecendo algumas dúvidas sobre o funcionamento do serviço e apresentando algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia.

O levantamento que revela o número de trotes corresponde aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Na maioria das vezes as ligações partem de telefones públicos que estão localizados nos 58 municípios que fazem parte da área de jurisdição do órgão. Identificar e punir os autores é um tarefa difícil, por isso pede-se colaboração e conscientização por parte da comunidade. O que mais preocupa os gestores é que durante o deslocamento para atender as supostas ocorrências, outras pessoas podem estar precisando do serviço onde o tempo resposta pode representar muito em tratando de casos de emergência.

Outra situação mencionada na Câmara diz respeito ao transporte de pacientes. O médico Carlos Alexandre, Coordenador do SAMU, disse que as 3 ambulâncias  que são consideradas UTIs móveis, estão sendo utilizadas para executar tal serviço. No entendimento dele os municípios, através das Secretarias de Saúde, deveriam assumir esta responsabilidade de transferência de pacientes entre hospitais, pois estas unidades com tecnologia de ponta tem outra finalidade que seria socorrer as vítimas que necessitam de atendimento de emergência.

O SAMU dispõe de 12 ambulâncias de atendimento básica e mais 3 UTIs móveis. A área de jurisdição envolve 58 municípios.

Por Marcelo Santos




Fonte: Rádio Catarinense