Notícias do Novo Tílias News

Projeto Arte na Cidade vai explorar um novo olhar fotográfico sobre Videira

Uma parceria entre o SESC - Caçador e a Secretaria de Turismo e Cultura de Videira por meio do Museu do Vinho e do Núcleo de Artes Visuais iniciou no último dia 20 de Junho, o Projeto Arte na Cidade. A iniciativa visa oferecer a três fotógrafos videirenses convidados a oportunidade de revelarem seus talentos em uma exposição, onde o novo olhar sobre fotografia e sua relação com o cotidiano da cidade será mostrado.

Tendo como base temática os 70 anos de Videira, os fotógrafos Agueda Maurien do Amarante, Eliane Scur e Guilherme Valério construirão uma história através das lentes, mostrando novos ângulos da cidade, seus personagens e trajetórias. Para desenvolver o trabalho os fotógrafos estão sendo orientados pelo professor Daniel Momoli.“Ao lançar desafios pautados em conhecimento e técnicas, expostos pelo professor Daniel Momoli, o projeto serve de estímulo para que a arte fotográfica tome a dimensão e a importância que deve ter na arte e na cultura de nossa cidade”, diz José Renatho Borges, diretor do Núcleo de Artes Visuais que coordena o Projeto juntamente com a gestora do Museu do Vinho – Caroline Martelo.

O professor Daniel Momoli possui graduação em Licenciatura em Artes com habilitação em Artes Visuais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2008). Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU. Mestre em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2013). É Professor da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu -VIZIVALI de Dois Vizinhos; Da Universidade Alto Rio do Peixe - UNIARP em Caçador e da Universidade do Contestado UnC de Curitibanos. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia GPAP (Mackenzie) e membro do corpo editorial da Revista Professore da UNIARP. Atua nas áreas de: Ensino de Arte, Formação de professores de arte, e arte contemporânea. Tem experiência na área de: Estágios em Artes Visuais; Pesquisas em Artes Visuais (TCC); Ensino de arte; Teoria e histórias das artes visuais e Gênero e artes visuais.

Caroline Martelo explica que o SESC é um parceiro fundamental para a realização do projeto oferecendo além da credibilidade, a oportunidade de construção de um novo marco na arte da fotografia, com qualidade e certeza de sucesso. A gestora do Museu destaca ainda que o projeto será desenvolvido em etapas. O encerramento será marcado com a exposição do resultado obtido. “Esta exposição, além de ser mostrada em vários espaços de Videira também tem a possibilidade de itinerar por outras cidades”, conclui. 

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Videira