Notícias do Novo Tílias News

Professores da rede pública poderão cursar segunda licenciatura com bolsa integral e auxílio

A Unoesc está com inscrições abertas para três cursos de licenciatura gratuitos voltados a professores que trabalham na rede pública de ensino há pelo menos três anos, atuam em área diferente da sua formação inicial e têm interesse em cursar uma segunda licenciatura. Os cursos são Matemática, disponível em Capinzal e em Videira, e Química, em São Miguel do Oeste. Os três terão duração de dois anos, com aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde.

Esses cursos são oferecidos por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, o Uniedu, do Governo do Estado. Além de não precisar pagar a mensalidade, os participantes receberão um auxílio financeiro de R$ 200 mensais. Este valor servirá para custear as despesas da execução de um projeto de intervenção que os acadêmicos precisarão realizar como atividade integrante do curso.

Para concorrer às vagas, é necessário ser professor em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica, já possuir diploma em curso de licenciatura e estar atuando em área distinta da sua formação inicial; residir há no mínimo dois anos em Santa Catarina e, prioritariamente, ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares.

Inscrições e seleção

As inscrições para o processo seletivo específico para estes três cursos devem ser realizadas pela internet, no site da Unoesc (www.unoesc.edu.br), até o dia 19 de julho. Para efetivar a inscrição, os documentos exigidos deverão ser enviados ou entregues no Protocolo ou na Secretaria Acadêmica dos locais onde os cursos são oferecidos até o dia 21 de julho.

A seleção dos inscritos considerará o atendimento aos requisitos exigidos e a análise da média geral do desempenho acadêmico do candidato no curso de licenciatura já concluído. Além do número de titulares para preencher as vagas previstas no edital lançado pela Unoesc (30 para Matemática em Capinzal e 31 para cada um dos outros dois cursos), serão selecionados mais 15 suplentes, cinco para cada curso. Os suplentes poderão realizar as aulas com gratuidade de 100%, mas só receberão o auxílio financeiro em caso de desistência de titulares.

Resultado

A lista com os candidatos classificados será divulgada até o dia 24 de julho. As matrículas ocorrerão entre os dias 25 e 28 de julho. Em caso de segunda chamada, ocorrerá no dia 30 de julho para matrículas nos dias 30 e 31.


O início das aulas está marcado para o dia 1º de agosto.

Fonte: Assessoria de Imprensa