Notícias do Novo Tílias News

Levantamento indica que a grande maioria das sinalizações indicativas de vagas para idosos e portadores de necessidades especiais em Joaçaba, encontram-se em mau estado de conservação

A pedido do promotor da comarca de Justiça de Joaçaba, Jorge Hoffmann, foi feito no município, um levantamento da atual situação das vagas de trânsito destinadas a idosos e portadores de necessidades especiais. A solicitação foi enviada ao Major Jorge Luiz Haack, Comandante da 1ª Companhia do 26º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Herval d’Oeste.

De acordo com o promotor, a necessidade do levantamento se deu a partir de denúncias e observações constantes, de que motoristas não estavam respeitando as vagas. Para tanto, foi feito a solicitação de um mapa com a localização das mesmas.

O promotor ressalta que após o envio do primeiro mapa, ele percorreu pessoalmente a pé o trânsito e somente no trajeto do fórum até a prefeitura, haviam 4 vagas que estavam listadas no levantamento e que não correspondiam a realidade do documento, ou seja, não estavam pintadas no asfalto e/ou não possuíam qualquer sinalização.

Após um questionamento do promotor, o setor de trânsito enviou um novo mapa, que foi encaminhado pelo Ministério Público a Polícia Militar, para que fossem feitas as devidas fiscalizações multando os proprietários de veículos estacionados irregularmente. Somente entre os dias 7 e 19 de julho, foram aplicadas 62 multas, todas elas para proprietários de veículos estacionados nas vagas devidamente assinaladas. 

Também após solicitação por parte da comarca, a Polícia Militar constatou que das 64 vagas, apenas 16 estavam corretamente assinaladas, porém com condições ruins de visualização. Em Todas as 48 vagas restantes, a sinalização estava em péssimas condições de visualização, ou seja, pintura gasta, ausência de placas ou nenhuma das condições necessárias para que os motoristas pudessem verificar a proibição.

O promotor ressalta que o próximo passo é encaminhar os resultados do levantamento ao diretor de trânsito para que seja regularizada a situação. O uso destas vagas é autorizado mediante a emissão pelo órgão de trânsito, de uma carteira que comprova que o condutor do veículo é idoso ou portador de uma das necessidades especiais.



Fonte: ederluiz.com