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Joaçaba: PAAS diminui filas no Hust

A ideia da nova unidade de Pronto Atendimento Ambulatorial de Saúde (PAAS) é diminuir o fluxo 
de casos considerados menos graves, no Hust e consequentemente as filas

O Pronto Atendimento Ambulatorial de Saúde (PAAS) que há quatro meses funciona durante as noites nas instalações do Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Avenida XV de Novembro, completou quatro meses de funcionamento cumprindo com a proposta inicial da secretaria de saúde.
De acordo com Paula Giovana Cleber, Diretora de Saúde do município de Joaçaba, os atendimentos iniciaram dia 10 de março e durante o dia, o local cumpre todos os procedimentos de um ESF, porém, das 17h30 às 23h30, funciona como Pronto Atendimento. 
Paula ressalta que a proposta é reduzir o fluxo de atendimento no Hust, que ficaria mais disponível para os casos mais graves, diminuindo o tempo de espera. Outro objetivo é melhorar o acolhimento dos cidadãos de Joaçaba. A medida foi tomada após um estudo feito com profissionais do Hust, que indicou que esse horário era muito requisitado, por exemplo, por mães com crianças e pessoas que saíam do trabalho com dores agudas.

O Pronto Atendimento em números.
No primeiro mês foram atendidas cerca de 380 pessoas. No segundo houve uma queda com o registro de 280 casos. Já no terceiro mês, o número de pessoas atendidas chegou a 428. Paula informou que ainda não foi feito o fechamento do número de atendimentos para o mês de junho, mas observa uma evolução. 
Apesar do local receber pessoas de diferentes idades, a maioria possui de zero a 10 anos e o tempo de espera é curto, visto que são atendidas de 20 a 25 pessoas por noite, grande parte com dores agudas, febre, entre outros. 

Quem pode ser atendido.

Ela orienta que pessoas que possuem doenças que necessitam de acompanhamento constante como diabetes e hipertensão, já são assistidas pelos ESFs, enquanto o Pronto Atendimento se encarrega de atender as possíveis eventualidades. 

Outra orientação foi que os indivíduos já assimilaram que casos graves são encaminhados para o Hust, enquanto dores agudas e repentinas podem ser tratadas no Pronto Atendimento, triagem esta, que também é feita por equipes do Samu e Corpo de Bombeiros.

O local conta com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e segundo primeira avaliação feita com profissionais, a resposta está sendo positiva. A ideia é que o funcionamento ocorra durante seis meses para que seja feita uma nova avaliação verificando se existe a necessidade ou não de aumentar o horário de funcionamento.


Paula aproveitou para salientar que o Pronto Atendimento é municipal e que pacientes de outros municípios são encaminhados para o Hust.

Fonte: ederluiz.com