Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Base dos bombeiros deverá operar em 30 dias

Ativação da base avançada no aeroporto é uma prioridade do comandante que assumiu nesta 
quarta-feira o 11º Batalhão de Bombeiro Militar

Tomou posse em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 30, no quartal do Corpo de Bombeiros de Joaçaba, o comandante do recém-criado 11º Batalhão de Bombeiro Militar, que tem sede no município. O Tenente-Coronel Luiz Carlos Balsan foi empossado no mesmo ato que criou a companhia, prestigiado por autoridades civis e militares, entre eles os prefeitos de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel Marcos de Oliveira.

O comandante que tomou posse na Companhia de Joaçaba atuou durante mais de 12 anos em Chapecó, onde criou a 6ª Companhia. De atuação muito destacada, recebeu vários prêmios e homenagens em sua caminhada como bombeiro. Uma curiosidade sobre o Tenente-Coronel Balsan é que ele também é músico e tem como destaque a letra e interpretação do hino dos bombeiros comunitários do estado. “Chegamos com muito ânimo, vontade e por conhecer a região não teremos dificuldades nos relacionamentos e para buscar muitas melhorias ainda para os bombeiros”. Disse.

A criação da Companhia de Joaçaba representa na prática uma maior autonomia da região no que diz respeito as decisões que são tomadas, sem depender mais de Curitibanos, região a qual Joaçaba era até então subordinada. “O bombeiro vem crescendo muito nos últimos anos e Joaçaba estava um pouco fora dessa realidade. Hoje, além de sermos uma referência aqui na questão de treinamento, qualificação de bombeiros para o estado e para o Brasil, faltava ainda essa questão da estrutura, ainda subordinada a Curitibanos. Agora adquirimos uma autonomia e isso com certeza encurtarão caminhos para que possamos resolver as causas dos bombeiros para toda essa região”.

Na solenidade de instalação foi entregue uma viatura auto-socorro de urgência e ainda diversos materiais para uso em ocorrências, como capacetes conjuntos de proteção respiratória, além de equipamentos para mergulho.

A área da 11ºCompanhia compreende os quartéis de Joaçaba, Herval d´Oeste, Capinzal, Catanduvas, Água Doce, Piratuba e Concórdia. No total são 22 municípios cobertos. 

Base do aeroporto é prioridade 

A base avançada do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Municipal Santa Terezinha, que teve sua construção iniciada no ano de 2011 e até hoje ainda não entrou em funcionamento, é considerada uma prioridade pelo novo comandante. O Coronel Balsan declarou que a solução está próxima e chegou a citar o prazo de 30 dias para que o local entre em funcionamento.

“Essa é a nossa prioridade número um. Já fizemos contato com os três prefeitos, todos estão preocupados com a situação. O que falta são pequenos ajustes na questão da cedência de pessoal, mas pelas conversas que tivemos recebemos a garantia que o quadro será completado por parte dos municípios. Quero informar a comunidade que não podemos ultrapassar 30 dias a contar de hoje para que nós possamos oficialmente ativar aquela base. Temos pessoal pra isso, já temos viaturas, entregamos uma ambulância hoje, um veículo que já foi adquirido com essa finalidade pra ficar naquela região. Então não tem por que não ativar. Tomara que em 30 dias nos possamos entregar a base para a comunidade”.


A base atenderá além do aeroporto, o que é uma exigência para que tenha vôos regulares, as comunidade dos bairros da cidade alta e representará maior agilidade nos casos de acidentes na BR-282.









Fonte: ederluiz.com