Notícias do Novo Tílias News

Festa Julina reuniu 27 mil pessoas segundo balanço final da comissão organizadora do evento

"Esta foi a maior e melhor Festa Julina que Iomerê já realizou. A participação maciça do público, as atrações que oferecemos e a estrutura que disponibilizamos, nos respaldam a, desde já, confirmar a realização do evento em 2015". As palavras são do prefeito Luciano Paganini, ao encerrar a 29ª edição da Festa Julina de Iomerê, no último domingo(20), dia em que o município comemorou 19 anos de emancipação político-administrativa. 

Neste ano, a expectativa de público foi superada e muito. A Comissão Central Organizadora(CCO), estimava que cerca de 15 mil pessoas deveriam passar por Iomerê durante a festa, que abriu oficialmente na noite da sexta-feira, dia 18. Mas, segundo estimativa dos organizadores, tomando-se como base a quantidade de pessoas por metro quadrado, multiplicado pela área da festa, cerca de 27 mil pessoas participaram da festa. 

"Foi um sucesso. O resumo é esse e, este resultado nos estimula a fazer, ano que vem, uma festa ainda melhor", destacou o prefeito. Nunca Iomerê havia recebido tantos visitantes. Credita-se a esta participação, a condição climática e as atrações oferecidas ao público, nos três dias de evento. "No palco, tivemos shows de qualidade e na programação, atrativos que encantaram os visitantes". 

Na abertura da Festa, a cultura e os costumes de Iomerê foram valorizados, com apresentações artísticas e valorização da prata da casa. "Estamos mostrando, com a realização desta festa, que respeitamos nossa gente iomerense, seus costumes e suas tradições. Porque fazer a Festa Julina é possível sim, com responsabilidade, planejamento e, principalmente, boa vontade", enfatizou o prefeito.

Destaque para o show nacional de Cézar e Paulinho, na noite de abertura do evento. Com talento e simplicidade, a dupla encantou o público - que resistiu ao frio intenso e não arredou pé. Além dela, a data foi marcada pelas apresentações de Os Montanari - banda com 56 anos de história e que animou ainda mais a festa. Passaram, ainda, pelo palco, Levitantes, Dj Deivid Zini, a Banda Santa Cecília e o Coral Municipal.

No sábado, a movimentação no local da festa começou cedo. Por volta das 16 horas, já era possível encontrar visitantes e, pouco depois, o primeiro show da programação, com a Banda Mr. House, abriu a programação da noite - que teve ainda Richar Sanfer, Trio Bakana, Musical JM e Oswaldir e Carlos Magrão. O show nativista teve quase duas horas de duração, repetindo o que a dupla Cézar e Paulinho havia feito na noite anterior. 

O show pirotécnico da segunda noite foi ainda mais intenso, com cerca de 15 minutos de duração. Destaque, mais uma vez, para o colorido que se formou no céu de Iomerê e encantou os visitantes. "Historicamente, o show de fogos é uma atração à parte e, neste ano, ele foi muito intenso, para a alegria de todos aqueles que lotaram o pátio da festa e puderam acompanhar este bonito espetáculo". 

DOMINGO DE ALEGRIA

Neste ano, ao invés do tradicional corte do bolo gigante, o município quis comemorar seus 19 anos de forma diferente. Por isso, buscou apoio em criadores e empresas de toda a região para realizar o I Almoço da Família Iomerense, que distribuiu carne suína em porções de até dois quilos para cada uma das famílias do município. "Esta foi uma forma de comemorar nosso aniversário e, também, valorizar nossa cidade como a Capital Catarinense da Suinocultura. E os iomerenses aprovaram da iniciativa", destaca Luciano. 

No total, a Prefeitura distribuiu cerca de 980 cupons, fazendo com que eles chegassem à todas as famílias do município. Deste montante, a CCO recebeu 905 na retirada da carne para o almoço. "Com certeza é uma iniciativa a ser repetida no ano que vem, pela receptividade dos iomerenses e pela grande participação de criadores e empresas que nos doaram os suínos e possibilitaram a realização deste grande almoço. 

O domingo também foi dia do Arrancadão de Jerico, que neste ano chegou à sua quinta edição. No total, 25 competidores se inscreveram nas três categorias - um pistão, dois pistões e força livre. As disputas iniciaram por volta das 13:30 horas e se estenderam até às 16 horas. Um público estimado em cinco mil pessoas acompanhou o evento, que foi marcado por boas disputas e muita descontração. 

A realização do Arrancadão de Jerico é uma forma de valorizar o homem do campo, que utiliza do veículo adaptado com motor estacionado em suas lides diárias. Trata-se de uma competição única do Brasil, com os veículos disputando um percurso de cerca de 200 metros, morro acima. A velocidade máxima é de cerca de 40 km/h. Para o ano que vem, a realização do Arrancadão de Jerico também está confirmada. 

Na categoria um pistão, o vencedor foi Evandro Pegoraro, de Concórdia, com Zelindo Albônico, de Iomerê em segundo e Cristiano Rabuske, de Pinheiro Preto, em terceiro. Na categoria dois pistões, o vencedor foi Círio Mafioletti, de Macieira, seguido de Maurício Mafioletti, de Salto Veloso e Augustinho Bortolozo, de Videira. Na categoria Força Livre, o vencedor foi Jorge Kandler Filho, de Treze Tílias, com Jairo Giacomini, de Salto Veloso em segundo e Emanuel Munaro, de Iomerê, em terceiro.

O domingo encerrou as atividades da Festa Julina. Depois do Arrancadão, dois shows animaram o público, no palco principal: Anderson e Fernando e Anjos do Hangar. "Nunca antes em sua história, a Festa Julina reuniu um público tão grande no domingo. Isso é fruto das atrações que oferecemos e da vontade das pessoas em participar novamente desta festa, que por muito tempo ficou no esquecimento".

MUDANÇAS PARA 2015

A realização da Festa Julina está assegurada para o ano que vem, mas ela pode apresentar mudanças importantes. Uma delas é com relação ao preço dos produtos vendidos nas barracas, durante o evento, que neste ano ficaram um pouco acima do normal, segundo avaliação preliminar da CCO. A intenção, ano que vem, é tabelar os preços máximos a serem praticados. 

Outra mudança será na diversidade das barracas. A CCO entende que elas devem oferecer, principalmente, comidas típicas da época. Por isso, deverá ser estabelecido um número mínimo de barracas oferecendo este tipo de produtos, ano que vem. "Queremos que os visitantes tenham à disposição tudo que procuram numa festa assim, por isso vamos aprimorar também o serviço das barracas". 

A administração municipal também vai estudar a viabilidade de realizar a Festa Julina em outro local. O município detém uma boa área que pode receber a festa, mas ela ainda depende de algumas adequações. "É uma possibilidade. Vamos discuti-la e, caso seja possível adequarmos este local, há grande chance de a Festa Julina ser realizada lá, no ano que vem", destaca o prefeito.




Fonte: Assessoria de Imprensa