Notícias do Novo Tílias News

Eleitores com necessidades especiais têm até a próxima segunda-feira para informar a Justiça

Todas as pessoas portadoras de necessidades que afetem o exercício do voto, como as relacionadas à locomoção ou à visão, devem informar sua condição à Justiça Eleitoral até a próxima segunda-feira, dia 7. A informação sobre restrições e necessidades deve ser comunicada ao Juiz Eleitoral por escrito. Os contatos dos cartórios eleitorais estão no site do TRE-SC.

Até o final de juho, em Santa Catarina, 6.175 eleitores estavam registrados como portadores de deficiência ou mobilidade reduzida.

Com base nestas informações, a Justiça Eleitoral fará um planejamento de ações para viabilizar o acesso desses eleitores à urna. Para o eleitor portador de necessidade relacionada à visão, por exemplo, há adaptação das urnas com uso com fones de ouvido, já no caso de o eleitor ter dificuldades de locomoção, o cartório deverá alocá-lo em uma seção de fácil acesso.

Para as pessoas que sofrem de alguma limitação física ou mental que as impossibilite de votar ou torne extremamente oneroso o exercício do voto, é possível encaminhar requerimento solicitando a expedição de certidão de quitação eleitoral com prazo de validade indeterminado.

Fonte: Rádio Transamérica