Notícias do Novo Tílias News

Concordia: A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) juntamente com a Cidasc buscam a certificação da OIE para Santa Catarina ser considerada área Livre de Peste Suína Clássica

Este é um reconhecimento que o Estado vem buscando junto aos demais estados do Sul do Brasil para conquistar mais um passo diante do mercado internacional de carne suína.

O Estado está livre da doença, mas o certificado será um reconhecimento que irá fortalecer a região para a expansão de novos mercados consumidores, já que a região é também livre de febre aftosa sem vacinação.

De acordo com o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, a entidade está se organizando para conquistar este reconhecimento.Barbieri aponta que dos 16 estados brasileiros livres da doença, somente 6 são exportadores.

Para agilizar este processo de consolidação da área livre de peste suína clássica, foi formada uma Comissão que envolve representantes da Secretaria de Agricultura e Ministério da Agricultura.

Segundo o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, alguns países estão cobrando que o Estado e país seja livre de peste suína clássica.

Losivanio salienta ainda que o pedido será feito em conjunto com os três Estados do Sul.

Finalizou que foi decidido que Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul vão solicitar em conjunto isso, para diminuir custos e ter garantia que aconteça.

Fonte: Rádio Tropical FM