Notícias do Novo Tílias News

Bombeiros de Rio das Antas e Lebon Régis passam a ser Militares

Ocorreu também a inauguração do novo quartel, entrega de viaturas e equipamentos



Ontem (30), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reativou oficialmente mais duas unidades operacionais, uma em Lebon Régis e outra em Rio das Antas. O início das atividades Bombeiro Militar foi possível graças à fusão com os Bombeiros Voluntários. A pedido das prefeituras houve a instalação das unidades militares e, a partir do esforço conjunto com os bombeiros civis voluntários, proporcionada a ampliação e melhoria dos serviços prestados à população.





Em Rio das Antas, aconteceu também à inauguração do novo quartel, entrega de viaturas e equipamentos, posse do comando do quartel pelo Sd BM Giomar da Silva e formatura da 1ª turma de Bombeiros Comunitários do município, 21 pessoas.


O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, destacou a importância da fusão. Os investimentos em Rio das Antas passam de R$ 350 mil.

Em Rio das Antas, assumiu o comando do Quartel dos Bombeiros Militares, soldado Giomar da Silva. Ele afirma que entre os benefícios da fusão, está o melhor equipamento dos bombeiros.

As duas unidades, Rio das Antas e Lebon Régis passam a fazer parte da estrutura dos Bombeiros Militares de Videira. Para o capitão BM de Videira Willyan Fazzioni, esforços foram unidos para que existam pessoas mais capacitadas e condições melhores de prestação de serviços.

O prefeito de Rio das Antas, Alcir Bodanese, destacou que a mudança de bombeiro voluntário para Militar e Voluntário tem por objetivo o melhor atendimento a comunidade.

Entre os Bombeiros Comunitários que se formaram na tarde de ontem, esteve o bombeiro comunitário Monari. Ele fala sobre a expectativa de atuação.

Também, a formada ontem como bombeira comunitária Cesca, diz que sente orgulho em trabalhar pelo bem da sociedade.

Com as implantações, chega a 104 o número de quartéis operacionais BM no Estado, além de outros 18 municípios onde são prestados os serviços de prevenção a sinistros através das Seções de Atividades Técnicas (SAT) - garantindo a Santa Catarina uma das melhores coberturas do serviço de bombeiro do país.

Em Lebon Régis, o quartel até então precário utilizado pelos bombeiros civis passou por reforma. A unidade iniciou as atividades sob o comando do 3º Sargento BM Júlio César Figueiredo com oito Bombeiros Militares, seis Bombeiros Civis Profissionais contratados pela prefeitura e nove Bombeiros Comunitários que irão atuar de forma voluntária no auxílio às guarnições no atendimento à população.


Viaturas e Equipamentos

Cada unidade iniciou suas atividades com uma ambulância - viatura Auto Socorro de Urgência (ASU), um caminhão de combate a incêndio e resgate - Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), quatro Equipamentos de Proteção Invidivual (EPI) e cinco kits de Proteção Respiratória (EPR), além de ferramenta hidráulica para a utilização em operações diversas de resgate.

Lebon Régis recebeu, ainda, uma viatura administrativa para a realização das atividades preventivas (vistorias). Em ambas as cidades os investimentos das prefeituas locais alcançaram cerca de R$ 300 mil, em parceria com o Governo do Estado, para viabilizar a instalação e o início dos serviços operacionais de bombeiro à população.

Autor da matéria: Juciele Baldissarelli/Douglas Alves/Endrio Francescon/Departamento de jornalismo Rádio Vitória





Fonte: Rádio Vitória AM