Notícias do Novo Tílias News

Videira: Secretaria de Saúde implanta projeto que garante qualidade da água no interior

Assegurar a qualidade da água que os moradores das cerca 1800 propriedades rurais existentes em Videira utilizam para o consumo. Essa é a intenção do Programa Vigiágua que está sendo disponibilizado pela Prefeitura de Videira por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Videira e o setor de Vigilância Sanitária a partir desta semana. A iniciativa vai promover a análise da água para consumo humano em poços artesianos, cisternas e em outros locais considerados soluções alternativas para o abastecimento de água no município, ou seja, em locais onde a água não seja proveniente da Casan. 

A secretária de Saúde, Maria Eneida Furlin Dresch explica que o Estado disponibiliza para Videira, 13 amostras mensais de água que são levadas para análise no LACEN de Joaçaba. A partir de agora, a Prefeitura vai ampliar esse número oferecendo outras 20 análises mensais que serão feitas por um laboratório de análise de água licitado pelo município. “Este projeto foi amplamente discutido com o Conselho Municipal de Saúde que entendeu a importância de ampliarmos este serviço gratuito à comunidade, de modo especial aos moradores do interior, que mais comumente usam essas fontes alternativas de abastecimento”.

O engenheiro sanitarista Sidnei Miguel dos Santos Jr, responsável pelo Programa Vigiágua, o aponta que as pessoas interessadas em ter suas fontes analisadas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do telefone 3531 -1091 ou pelo e-mail visa@videira.sc.gov.br . A partir da solicitação os fiscais deverão visitar a propriedade, colher amostra da água e após a análise, se for necessário, farão sugestões para a recuperação das fontes. Segundo ele, atualmente Videira possui 1859 propriedades rurais cadastradas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e que juntas abrigam 5.590 moradores. “Nessas propriedades iremos atuar para informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde. Nossos fiscais agirão de forma a garantir que os sistemas de abastecimento de água adotados nas propriedades cumpram com eficiência a função de proteger os consumidores contra os riscos à saúde humana. Para isso, vamos verificar se existe um adequado e cuidadoso desenvolvimento de todas as suas fases que são: a concepção, o projeto, a implantação, a operação e a manutenção”, esclarece o engenheiro.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal e fiscal sanitarista, Iara Licks destaca que o Programa é de extrema importância porque a água pode veicular um elevado número de enfermidades e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos. O mais comumente lembrado e diretamente relacionado à qualidade da água é o da ingestão, quando uma pessoa saudável ingere água que contenha componente nocivo à saúde e a presença desse componente no organismo humano provoca o aparecimento de doenças. “Situação mais preocupante ocorre nas localidades onde inexistem sistemas coletivos de abastecimento de água. Nesse caso, a população recorre a fontes de água diversas, muitas vezes vulneráveis à presença de contaminantes, e nesse caso é fundamental a ação do poder público, por isso estamos implementando este importante programa”.

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira