PROCON tem em média 20 atendimentos por dia. Confira cartilha da Anatel para evitar "ciladas" da telefonia móvel.
“O objetivo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é defender o direito do consumidor”, diz Júlio César de Souza, coordenador do PROCON, em Joaçaba. Desde abril, Júlio César de Souza está a frente do PROCON no município. Neste período, a instituição registrou cerca de 20 atendimentos todos os dias. A telefonia móvel e TVs por assinatura. “Sempre é melhor entrar em contato com a empresa, tentar resolver seu problema. Caso não seja atendido, não consigo solucionar alguma cobrança indevida ou uma taxa errada, é necessário trazer consigo o protocolo de abertura de atendimento, comprovante de residência, e nós vamos entrar em contato com a ouvidoria da empresa e tentar resolver esta questão. Nós temos um canal direto com essas empresas”, explicou.
O consumidor está sempre exposto à possibilidade de enfrentar problemas com serviços de telecomunicações, seja por não estar atento a tudo o que assina, seja porque as empresas que oferecem os serviços sabem como enrolar os clientes. “Caso não consigamos resolver o problema, o PROCON encaminha uma reclamatória e a empresa tem 10 dias para responder. As empresas têm cumprido esse período, e vale lembrar que caso eles não cumpram nosso pedido há uma pena por descumprir o Código de Defesa do Consumidor. Cerca de 90% dos problemas são resolvidos no balcão. Nós podemos marcar uma audiência de conciliação e vale o que está no contrato. Nós tentamos resolver na melhor forma possível”, alerta.
Grandes empresas têm uma ouvidoria de atendimento imediato para atendimentos e reclamação via PROCON. “Nessa ouvidoria o PROCON consegue resolver, é diferente a conversa. Estamos aqui para garantir os direitos dos consumidores”, avalia.
PROCON Joaçaba
Rua Tiradentes, 170 - Centro (49) 3521-3969
Cartilha Anatel
Foi para evitar que as pessoas caiam em ciladas que a Anatel liberou uma cartilha simples com 10 dicas sobre o mercado. Confira:
1) Contratando um serviço ou pacote de telecom? Pergunte se o valor inicial é uma promoção, até quando vale e quanto vai custar depois. Evite susto na conta.
2) Antes de contratar um plano, leve em conta seus hábitos de consumo: quantos minutos costuma falar, mensagens e o volume de dados que usa.
3) O consumidor com pagamento em dia pode suspender o serviço de telecom por um período de um a quatro meses. Esse direito pode ser exercido gratuitamente uma vez por ano.
4) Contratando uma oferta com fidelização? Pergunte quanto tempo ela dura. O prazo máximo autorizado pela Anatel é de 12 meses.
5) Para mudar de operadora e manter o número de telefone, solicite a portabilidade na prestadora de destino. A migração irá ocorrer em até três dias úteis.
6) Está contratando por telefone? Você tem direito a uma cópia impressa do contrato e a uma cópia da ligação. Basta pedir à operadora.
7) A velocidade média da banda larga fixa deve ser, pelo menos, 70% em relação à velocidade declarada no contrato. Para medir, acesse brasilbandalarga.com.br
8) Tire todas as dúvidas antes de contratar. A operadora deve explicar em detalhes o que está incluso e o que está fora do plano ofertado.
9) As regras do Código de Defesa do Consumidor também valem ara serviços de telecom. Caso alguma norma seja descumprida, procure a Anatel.
10) Planos com fidelização podem ser vantajosos, mas saiba que haverá multa se cancelar o serviço antes do prazo em contrato. (Fonte Anatel)
Fonte: Giuliano Pedroso - Diário do Vale
“O objetivo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é defender o direito do consumidor”, diz Júlio César de Souza, coordenador do PROCON, em Joaçaba. Desde abril, Júlio César de Souza está a frente do PROCON no município. Neste período, a instituição registrou cerca de 20 atendimentos todos os dias. A telefonia móvel e TVs por assinatura. “Sempre é melhor entrar em contato com a empresa, tentar resolver seu problema. Caso não seja atendido, não consigo solucionar alguma cobrança indevida ou uma taxa errada, é necessário trazer consigo o protocolo de abertura de atendimento, comprovante de residência, e nós vamos entrar em contato com a ouvidoria da empresa e tentar resolver esta questão. Nós temos um canal direto com essas empresas”, explicou.
O consumidor está sempre exposto à possibilidade de enfrentar problemas com serviços de telecomunicações, seja por não estar atento a tudo o que assina, seja porque as empresas que oferecem os serviços sabem como enrolar os clientes. “Caso não consigamos resolver o problema, o PROCON encaminha uma reclamatória e a empresa tem 10 dias para responder. As empresas têm cumprido esse período, e vale lembrar que caso eles não cumpram nosso pedido há uma pena por descumprir o Código de Defesa do Consumidor. Cerca de 90% dos problemas são resolvidos no balcão. Nós podemos marcar uma audiência de conciliação e vale o que está no contrato. Nós tentamos resolver na melhor forma possível”, alerta.
Grandes empresas têm uma ouvidoria de atendimento imediato para atendimentos e reclamação via PROCON. “Nessa ouvidoria o PROCON consegue resolver, é diferente a conversa. Estamos aqui para garantir os direitos dos consumidores”, avalia.
PROCON Joaçaba
Rua Tiradentes, 170 - Centro (49) 3521-3969
Cartilha Anatel
Foi para evitar que as pessoas caiam em ciladas que a Anatel liberou uma cartilha simples com 10 dicas sobre o mercado. Confira:
1) Contratando um serviço ou pacote de telecom? Pergunte se o valor inicial é uma promoção, até quando vale e quanto vai custar depois. Evite susto na conta.
2) Antes de contratar um plano, leve em conta seus hábitos de consumo: quantos minutos costuma falar, mensagens e o volume de dados que usa.
3) O consumidor com pagamento em dia pode suspender o serviço de telecom por um período de um a quatro meses. Esse direito pode ser exercido gratuitamente uma vez por ano.
4) Contratando uma oferta com fidelização? Pergunte quanto tempo ela dura. O prazo máximo autorizado pela Anatel é de 12 meses.
5) Para mudar de operadora e manter o número de telefone, solicite a portabilidade na prestadora de destino. A migração irá ocorrer em até três dias úteis.
6) Está contratando por telefone? Você tem direito a uma cópia impressa do contrato e a uma cópia da ligação. Basta pedir à operadora.
7) A velocidade média da banda larga fixa deve ser, pelo menos, 70% em relação à velocidade declarada no contrato. Para medir, acesse brasilbandalarga.com.br
8) Tire todas as dúvidas antes de contratar. A operadora deve explicar em detalhes o que está incluso e o que está fora do plano ofertado.
9) As regras do Código de Defesa do Consumidor também valem ara serviços de telecom. Caso alguma norma seja descumprida, procure a Anatel.
10) Planos com fidelização podem ser vantajosos, mas saiba que haverá multa se cancelar o serviço antes do prazo em contrato. (Fonte Anatel)
Fonte: Giuliano Pedroso - Diário do Vale