Notícias do Novo Tílias News

Técnicos do Meio-Oeste participam de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Econômico (SDS) está capacitando cerca de 50 técnicos da macrorregião do meio oeste para trabalharem com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), atuando como multiplicadores na região. O curso, que iniciou na segunda-feira, 2, segue até esta quinta-feira, 5, no Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi). O engenheiro agrônomo da SDS, Bruno Henrique Beilfuss, ministrou o treinamento.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais depois da aprovação do Novo Código Florestal brasileiro, em 2012. De acordo com o gerente regional de Agricultura, Agustinho Panceri, o objetivo do cadastro é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e aquelas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. "Um dos benefícios do CAR será a facilidade no acesso a crédito e aos programas de regularização ambiental, além de ser um instrumento para planejamento do imóvel rural", afirmou.

Já o gerente regional da Epagri, Jonatan Gálio, explicou que estão participando da capacitação técnicos da Polícia Ambiental, Associações de Município e Sindicatos Rurais, que irão atuar como multiplicadores em seus municípios, ou seja, repassarão a informação para outras pessoas, visando orientar e realizar o CAR de todas as propriedades rurais da região. A expectativa é que mais de 4 mil propriedades rurais sejam cadastradas na região.

A partir da publicação do decreto e da instrução normativa, que deve acontecer em breve, os proprietários rurais de todo o país terão um ano para se adequarem ao CAR. "A responsabilidade pelo preenchimento do cadastro é exclusiva dos proprietários rurais, por isso é importante que eles estejam atento a essa adequação e sua finalidade", justificou o secretário regional de Videira, Evandro Colle.

Fonte: Assessoria de Imprensa