Notícias do Novo Tílias News

Salto Veloso: Professora aposentada é condecorada com o Prêmio Sal da Terra

A deferência da edição deste ano foi dada para Carmem Maria Biscaro Verona. O prêmio foi entregue na noite desta quinta-feira em Sessão Solene no Centro de Eventos. O ato contou com a presença dos vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, além de familiares, amigos e colegas da homenageada.

Primogênita de nove irmãos, desde cedo Carmem foi encaminhada por seus pais para estudar fora de Salto Veloso, como em Treze Tílias e Videira.

Já aos 17 anos, ela iniciou carreira no magistério, atuando como professora substituta no Grupo Escolar Enoé Schutel e na Escola Estadual da Linha Congonhas, se especializando como orientadora Educacional. Além de professora, também atuou por vários anos como diretora escolar.

Carmem Verona se aposentou em 2005 com 42 anos dedicados a educação.

A professora também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora no município, sendo eleita com 43 votos, ocupando uma cadeira no legislativo de 1973 a 1977, na época sem remuneração.

Carmem Verona conta que receber o Prêmio Sal da Terra foi um privilégio e que a homenagem a deixou emocionada. Em seu discurso disse que compartilha o prêmio com os professores e familiares, ressaltando que ninguém faz nada sozinho. 

Mesmo aposentada ela salientou que ainda tem muitos planos e pretende continuar trabalhando em prol da comunidade, atualmente, exerce a função de catequista na Paróquia Santa Juliana.

A indicação da homenagem partiu dos vereadores Léo Cesca, Mário César Danadéli, Eduardo Daniel Conte e Pedrinho Milani, aprovado por unanimidade. Na opinião de Léo Cesca, Carmem Verona é a pessoa mais influente na história da educação de Salto Veloso.

O prêmio Sal da Terra foi criado em 2008 pelo Poder Legislativo de Salto Veloso, sendo a mais importante distinção conferida a cidadãos velosenses que se destacam por meio do trabalho, ações comunitárias e serviços voluntários, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do município. A entrega do prêmio acontece a cada dois anos.

Fonte: Rádio Tropical FM