Notícias do Novo Tílias News

Número de endividados passou de 54,9% para 57

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) referente a maio de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela que, na comparação entre o mês de abril e maio deste ano, o número de catarinenses endividados subiu 2,9 pontos percentuais, passando de 54,9% para 57,8%.

Para a Fecomércio SC, o Dia das Mães que ocorreu em maio - segunda data anual de maior movimentação para o varejo - ajuda a explicar essa situação, já que trouxe um significativo aumento das vendas, principalmente nas modalidades de crédito. Mesmo com este incremento da movimentação, o varejo vem sentindo o impacto do endividamento em seu volume de vendas reduzido, sendo nítida a desaceleração do ritmo de vendas desde a metade de 2013. As famílias atingiram um patamar alto de endividamento e estão deixando de comprar novos produtos de valor maior - como automóveis, eletrodomésticos, etc - para pagarem dívidas antigas.
O que fica prejudicada é a capacidade das famílias efetivarem novas compras com o recurso do crédito e não a capacidade de quitar dívidas antigas. Desacelerando o comércio sem, no entanto, gerar crises de inadimplência.

Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos permanecem sendo as mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 65,6% das primeiras apresentam dívidas, 57,1% das segundas estão na mesma situação.
Foram entrevistados consumidores de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí e Joinville, com idade superior a 18 anos. Para compor o dado agregado de Santa Catarina, os resultados obtidos em cada município foram ponderados de acordo com sua população sem levar em consideração fatores sazonais.

Nível de endividamento também subiu
O nível de endividamento das famílias subiu mensalmente. A pesquisa mostra uma elevação de 5% dos muito endividados, passando de 7,1% em abril para 12,1% em maio.
Na faixa dos mais ou menos endividados, a alta passou de 17,1% para 21,3%. Quanto aos pouco endividados, passou de 30,7% para 24,4%.

Cartão de crédito
O cartão de crédito continua na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 51,5% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar apa

Fonte: Rádio Videira AM