Notícias do Novo Tílias News

Mantido alerta com as chuvas no Estado

A partir de sexta-feira, 27, um ciclone extratropical também deve influenciar no tempo e causar ventos fortes. Entre sexta-feira e sábado a chuva forte atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Um ciclone extratropical, ainda em formação, também vai influenciar no tempo em todo o Estado a partir desta sexta-feira, há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

Para sábado, 28, os números apontam volumes significativos, principalmente, nas áreas próximas ao RS, com acumulados entre 150mm e 240mm. No Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 90mm e 150mm, com melhora do tempo no decorrer do dia.

Em relação ao Planalto Norte, castigado com as chuvas fortes registradas no início do mês de junho, a previsão é que o acumulado desse período chegue aos 140 milímetros. De acordo com o gerente de Monitoramento, o acompanhamento do cenário é constante. "Estamos atentos e todos os municípios do Estado serão informados da previsão, para que fiquem em alerta".

Os indicativos são revisados de forma frequente. O recomendado é que as atualizações sejam acompanhadas pelo site da Defesa Civil.

Ventos

A partir de sexta-feira, há previsão de ventos intensos e persistentes de quadrantes sul e sudeste, entre 80km/h e 120km/h, podendo até superar estes valores. O mar deve ficar muito agitado, com ondas de sudeste e picos de 4 metros a 6 metros, mais altos no sábado e no domingo ao sul da região do Baixo Vale do Itajaí. Neste período, há previsão de ressaca no Litoral catarinense. A combinação de ondas altas, ventos fortes e maré de sizígia deve agravar o risco de inundações e alagamentos nas áreas litorâneas devido às chuvas intensas que estão previstas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Fonte: Rádio Transamérica