Notícias do Novo Tílias News

Herval d’ Oeste recebe retroescavadeira da Secretaria de Estado da Agricultura

Equipamento foi adquirido via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) pelo governo 
estadual, e tem valor aproximado de R$ 200 mil.

Na última segunda-feira (09) o prefeito hervalense, Nelson Guindani esteve em Florianópolis na Secretaria de Estado da Agricultura assinando o termo de recebimento de uma retroescavadeira que beneficiará os agricultores do município. Na capital do estado, outros prefeitos da região também receberam os equipamentos, como é o caso de Luzerna, Tangará e Fraiburgo.

Conforme Guindani a nova máquina estará no município num prazo de 15 dias e será destinado à manutenção e recuperação das estradas vicinais.

A retroescavadeira foi adquirida via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) pelo governo estadual. O equipamento tem valor aproximado de R$ 200 mil. “Este equipamento é o oitavo que recebemos nos últimos meses. E o pequeno produtor e as estradas do interior”, disse. Guindani destaca que a ação foi do então secretário de Agricultura, hoje deputado federal João Rodrigues (PSD).

Herval d’ Oeste possui agricultura desenvolvida e assentada na pequena propriedade rural, de mão-de-obra familiar e com pouca mecanização. Têm nas culturas do milho, alfafa, feijão e fumo, seu lastro agrícola. “Essa é uma forma eficiente de ajudar os agricultores familiares, fornecendo melhores condições para desenvolverem suas atividades e gerarem renda de forma sustentável”, ressalta.

Os equipamentos agrícolas são entregues às prefeituras e associação por meio de termo de cessão de uso, renovável.


Apesar de Santa Catarina ter 1,13% do território nacional, é o quinto produtor de alimentos. O estado é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos. No mercado doméstico, lidera a produção de cebola, maçã, suínos, pescados, ostras e mexilhões e é o segundo produtor de frango, arroz, fumo, além de ser o quarto produtor de banana e trigo. Um diferencial é a estrutura fundiária baseada na agricultura familiar. Nove entre dez propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses.

Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale