(Foto: Sergei Grits/AP ©)
O jogador alemão Bastian Schweinsteiger
disputa lance com o argelino Mehdi Mostefa
|
A maioria absoluta dos fãs de futebol achava que a partida Alemanha e Argélia seria a mais fácil das oitavas de final da Copa do Mundo. Enganou-se quem pensou que o time africano venderia a derrota facilmente. Os primeiros minutos de jogo mostraram isso.
Com a Alemanha recuada, os argelinos subiram ao ataque por diversas vezes. Logo aos 9 minutos, Slimani chegou sozinho em contra-ataque. Se não fosse o goleiro Neuer estar ligado, o placar estaria aberto. Aos 16 minutos, a Argélia até marcou. Slimani jogou a bola para dentro de cabeça. Mas o juiz, corretamente, marcou impedimento.
Na medida em que o tempo foi passando, a Alemanha foi tomando o controle do jogo. O time acabou a primeira etapa com 70% da posse de bola. E o goleiro M'Bolhi estava em tarde impecável. Aos 40 minutos, ele fez a melhor defesa do primeiro tempo.
No segundo tempo, a Alemanha partiu para cima. E aí M'Bolhi se tornou o principal jogador da partida. Aos 10 minutos, ele fez um milagre em chute de Lahm. Depois fez várias defesas. Mas a Argélia também não se intimidou. Em contra-ataques, principalmente com Feghouli e Slimani, fez Neuer realizar boas defesas. No tempo normal, foram os goleiros que garantiram o 0 a 0 no placar.
Além das boas atuações dos arqueiros, um lance chamou atenção da torcida. Em cobrança de falta ensaiada, Muller tropeçou e caiu bizarramente. Sem se assustar, ele se levantou e cobrou, mal, para área.
M'Bolhi fechou o gol nos 90 minutos de jogo. Mas logo aos 2 minutos da prorrogação, a Alemanha abriu o placar com Schurrle. Em cruzamento de Müller, o centroavante tentou completar de letra e acertou meio mascado na bola. A redonda, delicadamente, entrou no gol.
Depois de correr os 90 minutos, a Argélia não teve forças para reagir. Indo desordenadamente ao ataque, o time ainda deu chances para a Alemanha marcar o segundo. Os alemães chegaram ao ataque aos 6, 8 e 11 minutos do primeiro tempo. Já Argélia ainda tentou assustar no início do segundo tempo.
Já no apagar das luzes, os alemães conseguiram ampliar. Em contra-ataque rápido, Schurrle e Ozil tabelaram na área argelina. Schurrle chutou rasteirinho e a bola bateu na zaga. Na volta, Ozil encheu o pé e marcou.
No último lance da partida, a Argélia ainda fez o gol de honra. Em cruzamento na área, Djabou bateu rasteiro e forte. Mas aí, já não havia tempo para mais nada. Alemanha 2 x 1 Argélia.
Agora a Alemanha vai enfrentar a França na próxima sexta-feira, às 13 horas, no estádio do Maracanã. O jogo vai valer uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo como possível adversário do Brasil.
Alemanha 1 x 0 Argélia
Data: 30 de junho de 2014
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sandro Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA)
e Marcelo Van Gasse (BRA)
Cartões Amarelo: Halliche
Gols: Schurrle (aos 2 minutos do primeiro tempo da prorrogação), Ozil (aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação), Djabou (aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação)
Alemanha: Neuer, Mustafi (Khedira), Howedes, Mertesacker e Boateng; Schweinsteiger, Lahm, Kroos, Ozil e Gotze (Schurrle); Thomas Muller.
Argélia: M'Bolhi, Mesbah, Halliche (Bougherra), Belkalem, Mandi e Goulam; Taider (Brahimi), Lacen, Feghouli e Slimani; Soudani.
(Foto: Matthias Schrader/AP ©)
A seleção alemã em pose para foto oficial antes do jogo
contra a Argélia no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
|
(Foto: Frank Augstein/AP ©)
A seleção da Argélia posa para foto oficial
no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
|
(Foto: Thanassis Stavrakis/AP ©)
Torcedora da seleção da Argélia no Estádio Beira-Rio
|
(Foto: Thanassis Stavrakis/AP ©)
Torcedores argelinos no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
|
(Foto: Frank Augstein/AP ©)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, exibe presente que
recebeu durante a partida entre Alemanha e Algéria
|
(Foto: Frank Augstein/AP ©)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, exibe presente que
recebeu durante a partida entre Alemanha e Algéria
|
(Foto: Matthias Schrader/AP ©)
O goleiro argelino Rais M’Bolhi faz bonita defesa na partida contra a Alemanha
|
(Foto: Sergei Grits/AP ©)
O atacante algeriano Islam Slimani protesta após o
juiz anular gol alegando impedimento do jogador
|
(Foto: Sergei Grits/AP ©)
Rais M’Bolhi faz mais uma boa defesa e frustra jogada da seleção alemã
|
(Foto: Sergei Grits/AP ©)
Clima do jogo é tenso. O alemão Jerome Boateng se desentende
com o jogador da seleção da Algéria Islam Slimani
|
Fonte: Agência Brasil (EBC)