- Nível do Rio Canoinhas continua subindo,
- já são 25 mil pessoas fora de casa
Colabore com as famílias atingidas pela enchente no Planalto! A Rádio Vitória AM, junto com o Lions Clube Perdizes e o Leo Clube Alfa estão promovendo uma campanha relâmpago de ajuda. As famílias precisam especialmente de cobertores, roupas, material de limpeza e higiene pessoal. Amanhã e sábado, haverá um caminhão estacionado ao lado do Corpo de Bombeiros de Videira. As doações devem ser entregues no local. Ainda no sábado ou domingo o que foi recolhido será enviado até Porto União para que o Clube do Lions daquela cidade faça a distribuição.
Nas últimas 24 horas o rio Canoinhas subiu 35 centímetros, e as águas ainda continuam aumentando em uma media de um centímetro por hora. Na medição realizada pelo Corpo de Bombeiros às 7 horas desta quinta-feira, 12, o nível do rio atingiu a marca de 7,90 metros. No mesmo horário no dia de ontem, 11, o rio estava com 7,55 metros. Apenas a enchente de 1983 teve nível mais alto. O nível máximo do rio foi registrado no dia 17 julho de 1983, quando chegou a 10,2 metros. Parte do centro de Canoinhas e todo o centro de Mafra estão debaixo d'água.
Já são mais de 400 famílias fora de casa, totalizando cerca de 25 mil pessoas. Além disso, duas mortes já foram registradas, uma em Mafra e União da Vitória. Em Mafra, mais de 600 famílias estão fora de casa. Em Porto União são 540 famílias atingidas.
A maioria dos acessos a rodovias está interditada. As cidades de Canoinhas e Três Barras estão isoladas uma da outra, assim como está fechado o acesso de Três Barras para o Paraná. De Canoinhas a Porto União também não há acesso.
O acesso de Canoinhas a Mafra chegou a ser interditado por seis horas nesta quarta, mas o pânico provocado na população e a boa condição estrutural da ponte interditada em Canoinhas levaram as autoridades a reabrir o tráfego para todos os veículos.
A população teme falta de mercadorias nos supermercados e de combustíveis nos postos. Filas tem se formado em postos de combustíveis de Três Barras, o que levou ao desabastecimento de dois dos quatro postos da cidade.
Mais notícias sobre o assunto
Fonte: Rádio Vitória AM