Notícias do Novo Tílias News

Curitibano recebe coração de gestante que morreu em Caçador

Na última quinta-feira (5), um homem recebeu o transplante de coração de uma gestante, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), em Caçador. O bebê da mulher, de 29 anos, passa bem.

A família autorizou a doação de órgãos da mãe, e o coração dela já bate no peito de um pai de família em Curitiba. Leonildo Correia Conceição, de 48 anos, estava há mais de um ano e meio na fila de espera pelo transplante. Ele sofria de insuficiência cardíaca, agravada pela doença de chagas.

Uma viatura de atendimento pré-hospitalar dos Bombeiros Voluntários de Caçador efetuou o transporte do coração, durante o trajeto do Hospital Maicé ao aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves. O médico cardiologista, Sérgio Lopes, acompanhou todo processo de captação e transporte do órgão.

Quando chegou de avião em Curitiba, o médico embarcou em um helicóptero da Polícia Federal. Na corrida contra o tempo, foram mais de 3 horas de cirurgia realizada com trabalho de dois cardiologistas. A família do paciente comemorou o sucesso do transplante. "Não vejo a hora de pode dar um abraço nele, um beijo e falar que eu amo ele e estou feliz por ter realizado um sonho", relatou Luzia Félix Machado, esposa do transplantado.

A notícia ganhou destaque na RIC TV, que realizou a reportagem durante o procedimento. Segundo a matéria apresentada, com o avanço da medicina, cerca de 90% dos transplantes são bem sucedidos.

Fonte: Rádio Transamérica