Notícias do Novo Tílias News

Coreia do Sul perde para Bélgica e está desclassificada da Copa

Em jogo bastante movimentado, a Bélgica venceu por 1 a 0 a Coreia do Sul em São Paulo. Com resultado, os sul-coreanos estão desclassificados da Copa e os belgas conquistam o primeiro lugar do grupo H. Precisando vencer, os asiáticos lutaram muito, mas não conseguiram a goleada que levaria à classificação. No outro jogo do grupo, a Argélia empatou com a Rússia, eliminando o time europeu e garantindo o segundo lugar do grupo.
(Foto: Andrew Medichini/AP ©)
O camisa 5 da seleção belga, Jan Vertonghen, comemora o gol que deu a vitória à Bélgica. Final de jogo na Arena Corinthians, em São Paulo: Coreia do Sul 0 x 1 Bélgica
O primeiro tempo começou com forte pressão dos sul-coreanos. Aos 9 minutos, houve a primeira chance dos asiáticos: Ki Sung Yueng cruzou na área belga e a bola sobrou pra Kim Young Gwon que chutou para fora. Enquanto a Coreia do Sul tentava a vitória, a Bélgica controlava bem o jogo, tranquila pela classificação já garantida.

Aos 24 minutos, Mertens perdeu uma grande chance de abrir o placar. A bola foi cruzada para área sul-coreana e sobrou para o meia belga, que sozinho, de frente ao gol, chutou para fora. Aos 29 minutos, em contra-ataque, a Coreia do Sul teve uma nova chance de marcar. Ki Sung Yueng avançou pela intermediária e chutou forte, mas o goleiro Courtois espalmou para escanteio.

Aos 44 minutos, o meia Defour foi expulso pelo árbitro. Em dividida com Kim Shin Wook, o meia belga pisou na perna do sul-coreano. Com a vitória russa contra a Argélia por 1 a 0, a Coreia do Sul precisava vencer por dois gols de diferença.

Com um jogador a mais, os sul-coreanos voltaram para o segundo tempo pressionando muito os belgas. Os asiáticos lutavam pela classificação, mas nervosos, exageravam nos erros de passes e de finalizações. Aos 13 minutos, o atacante Son Heung Min foi a ponta direita tentar cruzar, mas a bola pegou efeito e bateu no travessão. Aos 15 minutos, a Coreia do Sul tentou mais um cruzamento para área, Ki Sung Yueng subiu mais alto e cabeceou para o gol, mas o goleiro Courtois segurou firme.

Explorando os contra-ataques, a Bélgica criava chances para vencer. Aos 32 minutos, o atacante Origi chutou forte no canto, o goleiro Kim Seung Gyu espalmou para dentro da área e o volante belga Vertonghen aproveitou o rebote sozinho e abriu o placar para os europeus.


No Paraná, os argelinos conquistavam o empate contra os russos. Com o resultado, os sul-coreanos precisavam golear a Bélgica por quatro gols de diferença. Desperados, os asiáticos tentavam o gol de todas as formas, mas encontravam a defesa belga bem postada. Com o apito final, os belgas se classificaram em primeiro lugar no grupo H e os argelinos em segundo.

Ficha do jogo: Coreia do Sul 0 x 1 Bélgica
Data: 26 de junho de 2014
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)

Árbitro: Benjamin Williams (AUS)

Auxiliares: Matthew Cream (AUS) e Hakan Anaz (AUS)

A Coreia do Sul: Kim Seung Gyu, Lee Yong, Hong Jeong Ho, Kim Young Gwon, Yun Suk Young; Han Kook Young (Lee Keun Ho), Lee Chung Yong, Ki Sung Yueng, Koo Ja Cheol; Son Heung Min (Ji Dong Won), Kim Shin Wook (Kim Bo Kyung).

Bélgica: Courtois, Vanden Borre, Lombaerts, Van Buyten, Vertonghen; Defour, Dembélé, Fellaini, Mertens (Origi), Januzaj (Chadli); Mirallas (Hazard).

Cartões Amarelos: Dembélé (BEL),
Hong Jeong Ho (COR)

Cartão Vermelho: Defour (BEL)

Gol: Vertonghen (BEL)

(Foto: Lee Jin-man/AP ©)
Os jogadores sul-coreanos posam para foto oficial na Arena Corinthians, em São Paulo, minutos antes da partida contra a Bélgica

(Foto: Thanassis Stavrakis/AP ©)
A seleção da Bélgica em pose para foto oficial do jogo contra 
a Coreia do Sul, na Arena Corinthians, em São Paulo

(Foto: Thanassis Stavrakis/AP ©)
Torcedoras vibram com as jogadas da seleção 
belga na Arena Corinthians, em São Paulo

(Foto: Jon Super/AP ©)
Torcedores da seleção da Coreia do Sul fazem festa no Arena Corinthians, em São Paulo

(Foto: Kirsty Wigglesworth/AP ©)
O belga Steven Defour tenta impedir jogada 
sul-coreana na cara do goleiro de sua equipe

(Foto: Andrew Medichini/AP ©)
Aos 32 minutos do segundo o tempo, o goleiro coreano Kim Seung-Gyu tenta defender um chute de Divock Origi. No rebote, Jan Vertonghen aproveita, toca para o fundo do gol e abre o placar para a Bélgica

Fonte: Agência Brasil (EBC)