Notícias do Novo Tílias News

Chuvas assolam a região e causam transtornos e prejuizos em diversos municipios

Em Treze Tílias a Secretaria de Obras deslocou uma equipe especialmente para atender as ocorrências e amenizar transtornos causados pela chuva nas estradas, principalmente, do interior do municipio.

Conforme o Secretário, Leocrides Brandalise, uma equipe foi deslocada para verificar a situação das estradas do municipio, e realizar trabalhos de desintupimento de bueiros e outros trabalhados necessários.

O secretário deixou o telefone à disposição para eventuais ocorrências, é o 9111 0256.

Ele comentou também a situação do Rio Bom Retiro, em Linha São Paulo, que transbordou e passa por cima da ponte. Portanto está intrasitável o local. As pessoas devem procurar caminho alternativo no acesso a Linha São Judas.

A situação de Treze Tílias também está sendo acompanhada pelo Cordenador da Defesa Civil, Antonio Bildhauer, que desde cedo percorre diversas localidades do municipio acompnhando a situação.

Ele também destacou que ocorrências podem ser relatadas para o telefone da prefeitura, 3537 0176, ou mesmo no seu celular9185 4242.

Adelino Ferronato, presidente da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, em entrevista na manhã de hoje, destacou que a corporação não havia sido requisitada para atender nenhuma ocorrência, até o momento, em virtude das chuvas.

No entanto, ele pontou que a corporação está de sobreaviso para qualquer eventualidade ou momento crítico, basta ligar no número 193. Ferronato demontrou preocupação já que os níveis dos rios do municipio estão bastante elevados, e a previsão é de ocorra mais chuva.

Ele também alertou aos motoristas que trafegam pela nossa região, que redobrem os cuidados, já que há grande acúmulo de água nas pistas,e portanto o risco de aquaplanagem, e também a possibilidade de deslizamentos de encontas e barreiras.

A Casan de Treze Tílias está com dificuldade no sistema de captação em função de muita água sujo no reservatório e com interrupções no poço de captação. Devido ao problema, a empresa pede para que os usuários economizem água, usando somente o necessário para que não racionamento.

O Secretário de Assistência Social de Treze Tílias, José Carlos Toporóski, comunica que as aulas desta quinta-feira do CRAS, realizadas por meio do Pronatec, Senai e Sanar estão canceladas devido ao mal tempo.

A Secretária de Educação de Treze Tílias Mari Piaia, informa que também está cancelado o transporte para os alunos da Unoesc em Joaçaba, alunos que estudam em Luzerna hoje à noite e amanhã cedo. Também estão suspensas as aulas da APAE.

Em Ibicaré, conforme o responsável pela Casan, no municipio, Vilmar Krütsmann, em virtude do alto volume de chuvas, está suspenso, por tempo indeterminado o abastecimento de água.

Ele explica que o rio, em Ibicaré, saiu do leito e, por esse motivo, foi necessário efetuar o desligamento do sistema de captação e bombeamento.

Krütsmann alerta a população para que economize água, já que as previsões metereológicas alertam para mais precipitações  até o final de semana,e, portanto, não há previsão para o restabelecimento do abastecimento de água em Ibicaré.

As aulas no período vespertino e também na sexta-feira foram canceladas em Ibicaré, conforme a Secretária de Educação, Lisete Cristina Müller Melére, por orientação da 7ª Gered e Defesa Civil, em virtude das chuvas.

Em Macieira, o Secretário de Obras, Edson Luiz Maurina, destacou que a situação está sob controle, sendo monitorada pela pasta e pela Defesa Civil.

Em Salto Veloso os trabalhos e o atendimento na creche estão suspensos, em virtude da inundação do prédio do educandário. As ruas e pontes do municipio também estão sendo monitoradas pela pasta de obras, conforme informou o secretário, João Carneiro.

Em Arroio Trinta, devido as fortes chuvas, o muro da Igreja desabou.

Também houve queda de barreira na SC 464 entre Arroio Trinta e Salto Veloso, na altura da comunidade de Val Verde, o trânsito no local está em meia pista.

As fortes chuvas também causam prejuízos em Água Doce

Os danos maiores segundo a assessoria de comunicação do município são nas estradas do interior, onde há alagamento e os bueiros não dão conta da evasão da água.

Algumas pontes estão quase encobertas, e equipes de trabalho foram montadas pela Defesa Civil, pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura Rural e pela Secretaria de Agricultura do município.

Máquinas e pessoal estão nas estradas, no Bairro São José, houve desmoronamento de um barranco que quase atingiu uma casa. Em uma oficina mecânica da cidade a rampa está cheia de água que verte do solo, impedindo as atividades do estabelecimento.

Fonte: Rádio Tropical FM