Notícias do Novo Tílias News

Centro internacional de transmissão da Copa abriga 85 veículos de comunicação

Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Riocentro foi escolhido pela Fifa para ser o centro internacional de transmissão (International Broadcast Centre, em inglês) da Copa do Mundo em 2011, superando a concorrência do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em, São Paulo, e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O espaço conta com 55 mil metros quadrados, distribuídos entre a estrutura disponível para a HBS, chamada de área multilateral, e o destinado às empresas licenciadas, conhecida como área unilateral. São 85 veículos de comunicação, entre televisões, rádios e agências de fotografia, de 41 nacionalidades, trabalhando 
diariamente no IBC.

A empresa pública alemã ARD/ZDF tem a maior instalação no complexo, com 2.250 metros quadrados. O menor espaço mede 22 metros quadrados. São 17 estúdios de televisão funcionando no IBC, sendo o maior com 400 metros quadrados. Nem todas emissoras licenciadas estão com estúdios e estrutura baseadas no IBC: outros pontos do Rio de Janeiro, como apartamentos alugados e estúdios com vista panorâmica montados na orla de Copacabana (saiba mais), também estão sendo usados por equipes de comunicação.

Entre os serviços oferecidos, garantidos exclusivamente por patrocinadores da Copa do Mundo, estão praça da alimentação, cafeteria, lavanderia, loja de conveniência, agência de turismo, agência bancária e até mesmo uma área para assistir os jogos.

Galeria de fotos: conheça a estrutura montada 
no IBC, no Rio de Janeiro, para garantir as 
transmissões da Copa do Mundo:

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
Cada uma das 12 arenas da Copa do Mundo do Brasil conta 
com 34 câmeras dedicadas à transmissão oficial, o que faz 
com que o Mundial de 2014 registre recorde de câmeras

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
Processo começa no campo de jogo, passa pelos arredores 
dos estádios, chega ao IBC, no Rio de Janeiro, para depois 
alcançar todos os territórios do mundo

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
O centro de produção funciona no hall 3 do IBC, no Riocentro, e reúne os profissionais focados em produzir material para o pré e pós-jogo, editar as imagens capturadas e administrar o conteúdo armazenado nos servidores

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
O controle de qualidade da imagem e do som é feito por equipes especializadas de produção no IBC, que avisam e ajudam a corrigir, 
em tempo real, qualquer problema neste sentido

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
O centro de produção funciona no hall 3 do IBC, no Riocentro, e reúne os profissionais focados em produzir material para o pré e pós-jogo, editar as imagens capturadas e administrar o conteúdo armazenado nos servidores

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
A HBS, geradora oficial da Fifa, conta com cerca de 70 funcionários em seu quadro, mas o número cresce durante a produção de um grande evento. Para a Copa do Mundo do Brasil, são 3.018 pessoas contratadas de 48 nacionalidades

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
A sala de controle mestre, localizada no IBC, é o local de controle técnico de toda a operação da geradora oficial, e é dali que é feita a distribuição do sinal de rádio e televisão para o mundo inteiro.

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
A sala do controle mestre (Master Control Room) é o “coração” do IBC, 
que monitora as câmeras dos estádios de todas as cidades-sede

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
O controle mestre e os servidores da transmissão da Copa do 
Mundo foram montados no hall 4 do Riocentro, no Rio de Janeiro

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
Os supercomputadores chamados de Fifa MAX Server disponibilizam imagens 
e conteúdo não apenas para a equipe de produção da HBS, que é responsável por administrá-lo, mas também para as emissoras licenciadas

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
Aproximadamente cinco mil horas de imagens devem ser armazenadas 
nestes servidores, entre jogos na íntegra, pré-jogo, pós-jogo, chegadas 
das seleções, lances captados por câmeras lenta e tática e imagens de 
pontos turísticos das cidades-sede

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
O parque de satélites instalado no Riocentro, no Rio de Janeiro, 
ocupa uma área de seis mil metros quadrados e participa da distribuição do sinal de transmissão para o mundo inteiro

(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
Esquema detalha como o sinal de transmissão dos jogos 
da Copa do Mundo é distribuído para todo o mundo





(Foto: Nathália Mendes/Portal EBC)
O parque de satélites instalado no Riocentro, no Rio de Janeiro, ocupa uma área de seis mil metros quadrados e participa da distribuição do sinal de transmissão para o mundo inteiro





Entenda como funciona a transmissão 
de jogos da Copa do Mundo

Desde o primeiro chute na bola na Arena Corinthians, no jogo de abertura, até o apito final no Maracanã, na grande final, espectadores dos 220 países vão acompanhar as jogadas, os gols e os resultados da Copa do Mundo do Brasil pela televisão ou rádio. A expectativa da Fifa é que a Copa de 2014 seja o evento mais visto da história, alcançando todos os territórios do mundo e superando a audiência de 3,2 bilhões de pessoas registrada em 2010, no Mundial da África do Sul.

A Host Broadcast Services (HBS), empresa baseada na Suíça e fundada em 1999, é a responsável pela captação, produção e emissão de imagens dos 64 jogos do Mundial. O processo para levar os jogos ao vivo até a televisão do torcedor começa nos estádios: cada arena conta com 34 câmeras dedicadas à transmissão oficial – mas este número pode ser maior, já que algumas emissoras licenciadas podem posicionar câmeras extras e exclusivas.

As imagens captadas pela geradora oficial e o áudio dos microfones dos comentaristas posicionados nas tribunas de imprensa são enviadas para as unidades de produção, localizadas nos arredores do estádio. No caso do Brasil, por causa das grandes distâncias entre as cidades-sede, a HBS optou por adotar contêineres ao invés dos caminhões de transmissão. Os contêineres ficam a até quatro quilômetros do estádio, e contam com um centro técnico de operação.

Entre estas 34 camêras, estão equipamentos de filmagem em helicópteros e também a chamada câmera-spider, que é presa por cabos de aço e consegue imagens aéreas bem próximas do campo de jogo. De acordo com a assessoria de imprensa da HBS, aproximadamente cinco mil horas de imagens devem ser armazenadas, entre jogos na íntegra, pré-jogo, pós-jogo, chegadas das seleções, lances captados por câmeras lenta e tática e imagens de pontos turísticos das cidades-sede.


Tudo que é capturado nas sedes é entregue por fibra óptica ou por satélite ao International Broadcast Centre (IBC, o centro de transmissão internacional), que fica no Riocentro, no Rio de Janeiro. O “coração” do IBC é a sala de controle mestre (Master Control Room), que monitora as câmeras de todas as sedes. A sala de controle mestre é o local de controle técnico de toda a operação da geradora oficial, e é dali que é feita a distribuição do sinal de rádio e televisão para o mundo inteiro

O servidor que armazena o material produzido também fica no IBC: os supercomputadores são chamados de Fifa MAX Server, e disponibilizam imagens não apenas para a equipe de produção da HBS, que é responsável por administrá-lo, mas também para as emissoras licenciadas. O arquivo funciona ininterruptamente durante as dez semanas que o IBC funciona.

O controle de qualidade da imagem e do som é feito por equipes especializadas de produção, que avisam e ajudam a corrigir, em tempo real, qualquer problema neste sentido. Além disso, toda a informação que aparece na tela – como escalações, cartões, autor do gol, placar, tempo de jogo, tecnologia da linha do gol, estatísticas e por aí vai – é atualizada por profissionais que fazem parte da produção.

A Fifa oferece às emissoras licenciadas vários pacotes de transmissão, com preços e coberturas diferenciadas. O pacote considerado mínimo, que vai além da exibição básica do jogo (EBIF Show) conta com o pré-jogo, começando 40 minutos antes do pontapé inicial, a contagem regressiva e a vinheta de abertura, o jogo, o intervalo e o pós-jogo, terminando 20 minutos depois do apito final. Se pagarem mais, as emissoras podem incluir imagens ao vivo do estádio, de câmeras especiais (aérea, tática, lenta, supercâmera lenta), da chegada dos times, aquecimentos, entrevistas da zona mista e coletivas, entre outros.

Por gerar imagens para o planeta inteiro, a HBS criou um padrão internacional para a transmissão, para ser compreendido tanto por chineses quanto por brasileiros. Por conta desta padronização é que as informações, quando necessárias, podem surgir em inglês. Segundo a assessoria da HBS, siglas, símbolos e desenhos estão sendo cada vez mais testados e adotados para facilitar o entendimento. As emissoras licenciadas podem gerar caracteres em seu idioma em cima das imagens disponibilizadas pela Fifa, traduzindo informações para o público.

Até o começo do mês, 161 emissoras de TV tinham adquirido os direitos de transmissão da Copa do Mundo do Brasil. Outras 340 televisões são sublicenciadas, isto é, negociaram o direito de exibir os jogos com a Fifa e com uma emissora oficial. Entre as rádios, 158 têm autorização para transmitir os jogos da Copa do Mundo. No Brasil, são duas emissoras de tevê aberta (Globo e Bandeirantes), quatro TVs fechadas (Sportv, ESPN Brasil, Fox Sports e Bandsports) e 21 rádios. Em 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, a Fifa arrecadou 2,4 bilhões de dólares só com a comercialização de direitos de transmissão.


Questionada pelo Portal EBC, a Fifa não informou, até o fechamento desta matéria, os valores pagos para adquirir os direitos de transmissão da Copa do Mundo 2014.

Confira a lista dos veículos de comunicação 
instalados no IBC, divididos por continente:


África
Supersport International – África do Sul
SABC – África do Sul
AUB – Senegal

América
ESPN – Estados Unidos
Fútbol de Primera – Estados Unidos
Rádio Itatiaia – Brasil
Rádio Gaúcha – Brasil
Rádio Tupi – Brasil
Rádios EBC – Brasil
Rádio Transamerica – Brasil
Rádio Jovem Pan – Brasil
Rádio Manchete – Brasil
Rádio CBN – Brasil
Rádio Columbia – Costa Rica
TV Bandeirantes – Brasil
TV Globo – Brasil
FOX Sports – Brasil
Futbol para Todos – Argentina
Telecom Personal – Argentina
DirecTV Latin America – Argentina
TVN – Chile
Canal 13 – Chile
RCN – Colômbia
OTI – México
Televisa – México
Univision – Estados Unidos
RPP – Peru
TyC Sports – Argentina
Azteca TV – México
Andina Peru – Peru
Cadena Ecuatoriana TV – Equador
Teledoce – Uruguai
Caracol Radio – Colômbia
Caracol TV – Colômbia
Thomson Reuters – Estados Unidos
Associated Press- Estados Unidos
Getty Images – Estados Unidos

Ásia
Astro – Malásia
IBA – Israel
Dentsu – Japão
TVB Hong Kong – Hong Kong
NHK2 – Japão
NHK1 – Japão
OPS – Japão
Fuji – Japão
TX – Japão
JBA – Japão
TBS – Japão
Asahi – Japão
NTV – Japão
MBC – Coreia do Sul
KBS – Coreia do Sul
SBS – Coreia do Sul
CCTV - China
beIN Sports – Catar
P.T. Digital Media Asia – Indonésia

Europa
ITV Sport – Reino Unido
BBC TV & Radio – Reino Unido
ARD-ZDF - Alemanha
Radio France International – França
SRG – Suíça
EBU – emissoras públicas da Europa
SKY Italia – Itália
Channel 1 – Rússia
RAI Radio – Itália
RAI TV – Itália
NRK Radio – Suécia
TRT - Turquia
Onda Cero – Espanha
Radio Marca – Espanha
TVP – Polônia
HRT – Croácia
RTP – Portugal
RTBF-VRT-NOS – Bélgica
COPE – Espanha
Radio Nacional España – Espanha
RTR – Áustria
Mediapro – Espanha
Mediaset – Espanha
ORF – Áustria
TF1 – França
Media Group Ukraine - Ucrânia
AFP – França
RMC – França

Oceania
TVNZ – Nova Zelândia

Fonte: Agência Brasil (EBC)