Notícias do Novo Tílias News

Capinzal: Após 70 anos de história Hospital São José poderá fechar as portas

Com o fechamento da unidade, outros hospitais da região podem sofrer com a sobrecarga de atendimentos.

O diretor da unidade hospitalar, Dr.Pedro Lélis Panis, fez o anúncio na noite de terça-feira, 24, no uso da tribuna na Câmara de Vereadores de Capinzal. Fundado no dia 14 de maio de 1944, o Hospital São José nestas sete décadas de atividade já havia passado por momentos de crise, porém o momento e as projeções futuras, que inviabilizam a sequência do seu atendimento.

“Uma das dificuldades enfrentadas pelo hospital esta relacionada à falta do reajuste da tabela do SUS que já completa 19 anos. Atualmente 70% de nossos pacientes fazem parte do sistema. Recentemente foi anunciado pelo atual secretario estadual de saúde de que há interesse em fechar todas as unidades hospitalares abaixo de 50 leitos. Já fizemos todos os esforços para manter o hospital aberto a ponto de vários profissionais não retirarem seus honorários do SUS há 20 meses os quais fizeram doações para manter em dia os fornecedores e folha de pagamento. O nível de exigência feita para o hospital é outro ponto agravante. Não existe sustentação econômica que consiga manter isso. Deste modo o quadro infelizmente não poderá ser revertido e o fechamento no dia 30 será a única saída para encerarmos esta historia de 70 anos ainda com dignidade”, afirmou Dr. Pedro Panis.
Anualmente o Hospital São José interna em média 1.500 pessoas e realiza cerca de 500 cirurgias de pequena, média e grande porte as quais são voltadas para pacientes de 22 municípios do estado.

Com o fechamento do Hospital São José é certo de que o Hospital Nossa Senhora das Dores sofrerá uma sobrecarga no atendimento. O que também poderá ocorrer é a procura por leitos no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba.

Na noite desta quarta-feira, 25, a partir das 19 horas os prefeitos de Capinzal, Ouro e Zortéa, além dos vereadores estarão reunidos no plenário da Câmara de Vereadores de Capinzal para debater a possibilidade de uma revés no fechamento da unidade hospitalar.


Fonte: Rádio Capinzal